Cariri será contemplado com novos carregadores e EPIs adquiridos pelo Governo do Estado

O Ceará passa a contar, desde esta sexta-feira (17), com mais 115 respiradores para o atendimento essencial de pacientes em estágios graves do novo coronavírus (Covid-19). Além dos aparelhos, o Estado adquiriu ainda toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A carga aterrissou em Fortaleza e terá utilização, em especial, na estratégia de reforçar o atendimento no Interior do estado.

Estes equipamentos fazem parte do pacote de 700 respiradores adquiridos no exterior pelo Governo do Ceará. Com esta leva, 615 já desembarcaram no estado em cinco voos diretos do Exterior. Os últimos 85 devem chegar ao longo deste mês. Além desses, o Estado também adquiriu 50 respiradores produzidos no Brasil.

“O material, adquirido pelo Governo do Estado, tem sido fundamental para garantir a expansão de leitos de UTI, principalmente no Interior, e a segurança dos nossos profissionais de saúde para minimizar os efeitos dessa pandemia à população. Continuaremos dando apoio a todos os municípios cearenses nessa luta contra o coronavírus”, citou o governador Camilo Santana.

A distribuição desses 115 novos ventiladores mecânicos será de acordo com os indicadores epidemiológicos dos municípios, seguindo planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado.

Todo o material foi adquirido com recursos do Governo do Ceará e tem como objetivo salvar vidas na Capital, Região Metropolitana e, principalmente, no Interior. O acompanhamento da dinâmica de evolução ou queda de transmissão da Covid-19 tem sido feito de forma regionalizada, uma vez que o tempo da pandemia tem sido diferente em cada região do Ceará. Enquanto em Fortaleza, único município na terceira fase de abertura responsável das atividades, os números apresentam redução, cidades do Cariri e Centro-Sul têm elevação e preocupam.

Desde o início da pandemia foram criados no Ceará quase 3 mil leitos exclusivamente para receber pacientes com a Covid-19, sendo mais de 900 só de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Na Região de Saúde Norte, por exemplo, recentemente os municípios de Sobral, Crateús, Tianguá, Ubajara, Granja e Camocim receberam juntos mais 57 respiradores e com isso a região agora conta com 185 leitos de UTI, a maioria exclusivos para o tratamento de Covid-19.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis