Profissionais de saúde contam como novo aplicativo de suporte no enfrentamento à Covid-19

Idealizado como um novo produto digital que será um cinto de utilidades e apoio aos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate ao novo coronavírus, o app iSUS já encontra-se em fase beta de testes junto aos profissionais de saúde do estado do Ceará. O app quer ser suporte para tomada de decisões amparadas por informações oficiais, especialmente durante a pandemia da Covid-19.

O aplicativo foi criado pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), do Governo do Ceará, em parceria com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

A ferramenta tem como objetivo a entrega de informações, serviços e oportunidades de forma automatizada, personalizada e segura, na palma da mão dos profissionais, otimizando seu tempo e apoiando as decisões em dados e evidências científicas. “O iSUS visa promover a saúde do cidadão usando a ferramenta da tecnologia chegando aos profissionais de saúde”, afirma o superintendente da ESP/CE, Dr. Marcelo Alcantara.

Nesta fase, o profissional de saúde pode ajudar a construir a plataforma por meio de críticas e sugestões. Participando do grupo do Whatsapp, por exemplo, ele fará parte do Grupo de Testes e Feedback, recebendo novas funcionalidades antes do lançamento oficial de cada versão.

Da mesma forma, os trabalhadores poderão conhecer os estágios de desenvolvimento da Covid-19 e os instrumentos de avaliação dos pacientes infectados pelo novo coronavírus. Todo o conteúdo estará sob constante atualização seguindo os protocolos e notas técnicas publicadas pela SESA. “Sabemos que o manejo clínico desses pacientes graves é complexo e que o profissional tem de ter na palma da mão o acesso às informações de como melhor tratar esses pacientes”, ressalta Marcelo Alcantara.

Os profissionais de saúde terão acesso a recursos educativos como cursos e trilhas de formação sugeridas pela ESP/CE, além de protocolos institucionais com medidas oficiais determinadas pelo Governo do Ceará, e Notas Técnicas contendo orientações atualizadas e direcionadas àqueles que atuam no sistema de saúde.

O infectologista Keny Colares já fez uso da ferramenta e destacou alguns dos principais pontos do app. “Acho que a praticidade e também a possibilidade de atualização contínua. Com certeza será útil na orientação e atualização dos profissionais de saúde, garantindo maior uniformidade e qualidade nos cuidados de saúde à nossa população”.

Colabore
Quem desejar fazer parte do time do iSUS, pode acessar o repositório no github para ver os códigos fonte, o painel de atividades para acompanhar o processo de desenvolvimento ou falar com a equipe através do grupo no Telegram.


Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis