Governo do Ceará já abriu 2.648 novos leitos exclusivos para pacientes com Covid-19

O governador Camilo Santana anunciou nesta segunda-feira (1) que o Governo do Ceará já abriu 2.648 novos leitos em todo o Estado exclusivos para pacientes com o Covid-19. Camilo informou também em sua transmissão ao vivo nas redes sociais que, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e Federação das indústrias do Ceará (Fiec), o Estado vai iniciar uma pesquisa com 9.900 testes rápidos na Capital.

Novos leitos
Camilo Santana apresentou os números atualizados de novos leitos abertos pelo Governo do Ceará para combater a pandemia. Mais uma vez ressaltou a importância de a população continuar a praticar o isolamento social, e assim dar mais tempo ao Estado para poder aumentar a capacidade de atendimento do sistema público de saúde. “Chegamos a 2.648 novos leitos em todo o Estado, exclusivos para pacientes com o Covid-19. Desse total, 1.892 são enfermarias e 756 UTIs. No final de semana já chegaram 31 novos respiradores, e até o final dessa semana deveremos receber mais 300 da China”, listou o governador.

Os 31 novos respiradores que vieram de São Paulo foram comprados em parceria com a prefeitura. “Tivemos de entrar na Justiça para receber. Dessa forma, já conseguimos reaver 89 dos 94 aparelhos retidos, graças à ação do Ministério Público e decisão da Justiça Federal. A outra informação é que os 300 respiradores que compramos de uma fábrica chinesa já estão em fase de liberação fiscal para embarcar para Fortaleza, aguardando apenas procedimentos burocráticos”, explicou Camilo.

Teste Viral
“Nesta terça-feira (2), em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), começa uma pesquisa viral para realizar 9.900 testes rápidos na Capital cearense, epicentro da pandemia no Estado. Essa testagem em massa será dividida em três fases, cada uma terão 3.300 testes, com profissionais da saúde coletando em 39 diferentes bairros de Fortaleza”, revelou o governador.

Essa é a maior pesquisa epidemiológica já programada a ser feita no Brasil, com o objetivo de identificar por amostragem o número de pessoas já infectadas em Fortaleza. “Munidos de informações mais seguras, podemos tomar as melhores decisões, seja para a flexibilização ou não. Somos o Estado mais transparente nas ações de enfrentamento ao coronavírus, e o que mais testa no Brasil, com mais de 120 mil testes. Infelizmente já passamos de 3 mil óbitos no Ceará, mas o sistema público de saúde já recuperou mais de 33 mil pessoas”, apontou Camilo.

Retomada Econômica
Marcado como o primeiro dia da fase de transição do plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais, Camilo Santana falou na live a importância de reforçar os cuidados da população em seguir as medidas e protocolos de segurança.

“Estamos em em um período de transição, onde autorizamos a reabertura de algumas atividades econômicas, como alguns setores da indústria, construção civil, lojas de material de construção, lojas de equipamento médico, como óticas, e salões de beleza e barbearias. Por isso é importante lembrar que, cada empresa deve cumprir os critérios, manter os protocolos de saúde e seguir com todas as orientações sanitárias. Assim poderemos saber se será possível passar para uma nova fase, dia 8 de junho, e se outros setores poderão reabrir. Tudo vai depender dos indicadores de saúde após a primeira semana de testes. Ou seja, isso depende de toda a população”, ressaltou o governador.

Reunião com Prefeitos
“Nesta segunda-feira (1) finalizamos as reuniões regionalizadas com 20 prefeitos que compõem a macrorregião do Litoral Leste/Vale do Jaguaribe. Conversamos sobre os índices na região e falamos sobre a importância da atenção primária no combate ao Covid-19, nas visitas dos agentes de saúde e busca ativa dos grupos de risco. Temos atuado em parceria com os municípios para ampliação de leitos, de UTI e enfermaria, o envio de testes, EPIs e insumos. Importante dizer que, devido o aumento de casos de coronavírus, as cidades de Maracanaú, Caucaia, Itapipoca, Itarema, Acaraú, Camocim e Sobral estão sob decreto estadual cumprindo o isolamento social rígido, tudo acordado com os prefeitos de cada cidade”, explicou Camilo.

Isolamento Social
“Vamos lembrar que a situação ainda é grave, e que nada voltou ao normal. Renovamos o decreto estadual que estabelece o isolamento social, que é a ação mais eficaz para evitara contaminação ao covid-19, e é importante que a população faça sua parte. Mesmo com a diminuição da pressão da UPAs e hospitais, temos que continuar em estado de alerta, e faço aqui meu apelo à população. Vamos permanecer em casa, só saia apenas em extrema necessidade, e se precisar sair, use a máscara”, finalizou o governador Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis