Governo do Ceará inicia distribuição de mais 150 mil testes rápidos; já são 474 mil testes

O Governo do Ceará iniciou a distribuição de mais 150 mil testes rápidos para detectar Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para os 184 municípios cearenses. Além dos municípios, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) já repassou testes para as unidades de saúde públicas e privadas, áreas de segurança como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Administração Penitenciária. Somados, já são mais de 470 mil testes distribuídos desde o início da pandemia.

Conforme ressalta o governador Camilo Santana, o investimento em testes é uma das medidas adotadas pelo Estado para garantir o acompanhamento mais fiel da evolução da doença. “Com a testagem em grande quantidade, podemos identificar o número mais real de pessoas infectadas no Ceará, o que ajuda nas estratégias e tomadas de decisão”, explica. A maioria desses testes rápidos foi adquirida pelo Governo do Ceará, com recursos próprios, e parte foi enviada pelo Ministério da Saúde.

Até o início desta semana, 324 mil testes haviam sido enviados aos municípios, de acordo com registros da plataforma IntegraSUS. Até a próxima segunda-feira (8), esse número será ampliado, conforme explica Rita Leitão, orientadora da Célula de Gestão de Logística da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). “Para garantir a agilidade no processo de distribuição, estamos distribuindo pelas superintendências regionais e pelas áreas de saúde, abrangendo as cinco regiões do Estado: Fortaleza, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe, Região Norte e Cariri”, detalha.

Testagem da população
Em média, o Ceará já tem mais de 3,5 mil testes para cada 100 mil habitantes. “Somos o estado que mais testa no Brasil, com mais de 140 mil exames realizados até o momento. Além dos equipamentos de testagem, o Governo do Ceará tem distribuído toneladas de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todos os municípios. Estamos juntos nesse enfrentamento ao coronavírus”, destaca o governador.

Iniciado na última terça-feira (2), o “Inquérito Sorológico” também irá aumentar a proporção de pessoas testadas no Estado. Já em execução, a pesquisa epidemiológica é a maior do País sobre Covid-19 e realizará 9.900 testes rápidos para avaliar o impacto do coronavírus em Fortaleza e permitirá a tomada de decisões embasadas em mais dados científicos.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis