Governador Camilo Santana anuncia mais 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Cariri

Cidade polo da região do Cariri, o município de Juazeiro do Norte tem recebido atenção especial do Governo do Ceará no combate à pandemia do novo coronavírus em virtude do crescimento de novos casos nas últimas semanas, situação que culminou na implementação do isolamento social rígido. Para debater a situação e deliberar novas ações, o governador Camilo Santana se reuniu virtualmente com o prefeito Arnon Bezerra nesta quinta-feira (25), ocasião na qual ficou acertada a abertura por parte do Estado de mais 29 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) no Hospital Regional do Cariri (HRC), localizado na cidade. Participaram também do encontro o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, o presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), Flávio Deulefeu, e a secretária Municipal da Saúde, Glauciane Torres.

A estruturação do sistema público de saúde é importante neste momento para ter capacidade de absorver a demanda crescente na durante a pandemia, explicou Camilo Santana. “Vamos abrir de imediato mais 29 leitos de UTI no Hospital Regional do Cariri. A preocupação agora é a gente garantir a estrutura de atendimento da população que tenha problemas mais graves. Para desafogar o Regional nós montamos 20 leitos de UTI no Iguatu e 10 no Icó, e contratamos leitos exclusivos para (o tratamento da) Covid-19 em Barbalha e Brejo Santo. Quanto mais a gente puder ampliar os leitos será fundamental. O que nós não pudemos deixar é que alguém fique desassistido, seja montando estrutura na UPA, no hospital de campanha do Município, no Regional ou em hospitais privados”, ressaltou.

O número de vagas em unidades de saúde deve crescer ainda mais nos próximo dias no Cariri, já que está aberto edital de chamamento público do Estado para a contratação de novos leito em hospitais filantrópicos e particulares da região.

Além do trabalho feito para garantir vagas nas unidades de saúde para aqueles que desenvolvem de maneira mais grave a Covid-19, o governador enfatizou a importância de atuar corretamente no diagnóstico inicial da doença. “É fundamental esse protocolo mais precoce da atenção básica nos pacientes nos primeiros dias de sintomas. É impressionante como isso teve uma grande diferença aqui em Fortaleza. Na Regional VI foi onde começou esse trabalho e foi onde tivemos mais casos e menos óbitos, porque houve um trabalho forte da atenção primária e o uso dos medicamentos logo nos primeiros dias”, alertou Camilo.

Para o prefeito Arnon Bezerra, o Município está conseguindo monitorar bem os casos e acompanhá-los graças à realização de testes na população. “Os números estão crescendo também porque estamos tendo a oportunidade de aplicar os testes rápidos e consequentemente diagnosticar de forma precoce, conforme a orientação”, comentou. Juazeiro do Norte já recebeu do Governo do Ceará 5.520 kits para testes rápidos de detecção da Covid-19.

O chefe do Executivo estadual reforçou o apoio do Estado na luta contra a pandemia no município. “É importante estarmos juntos, solidários, trabalhando em equipe. Sei que há um problema econômico forte, tenho vivenciado isso nos últimos 100 dias, mas a gente vai dar todo o apoio necessário”, garantiu Camilo.

Outras ações
A macrorregião de Saúde do Cariri, que engloba 45 municípios, já recebeu 1.891.475 EPIs para proteger os profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia. Só em Juazeiro do Norte, a população conta, atualmente, com 116 leitos exclusivos para o tratamento de quem contraiu o novo coronavírus, sendo 60 de terapia intensiva e 56 de enfermaria.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis