Covid-19: Cidades do interior adotam totens com álcool em gel como medida de higienização

Como medida de enfrentamento à pandemia da Covid-19, algumas cidades do interior do Estado estão adotando a utilização de totens com álcool em gel em locais públicos e com aglomeração de pessoas. Pelo menos nove municípios já implantaram o equipamento, o último deles fo Banabuiú. A ideia tende a se multiplicar pelo retorno gradativo às atividades.

Banabuiú adquiriu 10 equipamentos, que fazem a assepsia das mãos de usuários com álcool em gel 70%. Além de instalados nas duas unidades básicas de saúde - nos bairros Centro e Conjunto Esperança, e no Hospital Senador Carlos Jereissati, os totens foram distribuídos em pontos estratégicos da cidade, em lotéricas e agências bancárias.

A higienização das mãos está entre as principais medidas de combate ao novo coronavírus. Especialistas apontam para a necessidade de realização de limpeza com água e sabão, ou álcool em gel com concentração de 70%. O contato das mãos com objetos e em seguida com boca, olhos ou nariz pode facilitar a entrada do vírus no corpo.

Reforço
O equipamento é de fácil utilização e importante nas ações de higienização: com os pés, o usuário aciona um botão que faz funcionar o sistema para utilização do álcool em gel. "A ausência de contato diretamente com a máquina permite que aumentem as chances de uma boa higienização", ressalta a Prefeitura. Os equipamentos foram adquiridos com o recurso extra enviado ao município pelo Governo Federal.

O Município também recebeu, há duas semanas, a instalação de dois lavatórios próximos a Praça da Cidade. O local recebe, diariamente, filas de pessoas que recebem o auxílio emergencial. Os equipamentos possuem pia e um reservatório com capacidade para armazenar 200 litros de água cada. Segundo a Prefeitura, a quantidade é suficiente para atender até 300 pessoas por dia.

Outras iniciativas
As iniciativas para facilitar a higienização da população estão ganhando força pelo interior do Ceará. No município de Acarape, totens com álcool em gel foram instalados em locais públicos e de fácil acesso no início deste mês. Em Ocara, os equipamentos foram fixados no Hospital Francisco Raimundo Marcos, em Unidades Básicas de Saúde, CAPS e Secretaria da Saúde da cidade.

Em Caririaçu as unidades ficam nos prédios das repartições públicas, como Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. Os equipamentos servirão para a "higienização da população que busca atendimento no serviço público, garantindo a segurança do cidadão e dos servidores e reduzindo a possibilidade de contaminação", ressaltou a Prefeitura.

Em Tarrafas, sete totens foram disponibilizados à população no Hospital Municipal Nossa Senhora das Angustias, Secretaria Municipal de Assistência Social, unidades básicas de Saúde e ao lado da casa lotérica. Também houveram estas iniciativas em Chaval e Canindé. Já na cidade de Assaré, no Cariri, 20 totens foram colocados, ainda em maio, em locais estratégicos do Município.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis