Novas 200 UTIs serão montadas na Capital e Interior; Estado soma quase 15 mil pacientes recuperados

O governador do Ceará, Camilo Santana utilizou as rede sociais, na noite desta segunda-feira (18), para atualizar a população sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus no Estado. Entre os assuntos, o recebimento de 200 novos respiradores e mais 103 toneladas de equipamentos, a confirmação da reunião com o presidente da República essa semana, novidades sobre a retomada da economia no Ceará e a polêmica sobre o uso da cloroquina para o tratamento da Covid-19.

200 novos respiradores, 200 novas UTIs
Chegaram a Fortaleza, na tarde desta segunda-feira (18), 200 respiradores, equipamentos de proteção individual (EPIs) e insumos, totalizando 103,7 toneladas de material adquirido pelo Governo do Ceará no exterior para o enfrentamento ao novo coronavírus. O avião cargueiro da empresa Ethiopian Airlines, fretado pelo Estado, pousou em solo cearense por volta das 15h30, após decolar da China neste final de semana com os utensílios que serão utilizados para reforçar o sistema público de saúde do Ceará e dar segurança aos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia.

“Com a chegada desses equipamentos vamos conseguir ampliar significativamente os leitos de UTI. São mais 200 respiradores, com os quais vamos montar 200 novas UTIs, tanto na Capital quanto no interior do Estado. Além disso temos os EPIs e os insumos também com mais de 103 toneladas de equipamento, que serão distribuídos a partir do planejamento do secretário de Saúde, Dr. Cabeto”, listou o governador, lembrando que já são mais de dois mil leitos abertos exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 no Estado.

Camilo Santana também comentou sobre testes e um número significativo de pessoas recuperadas. “Já recuperamos quase 15 mil pessoas, nas ainda assim me perguntam por que o Ceará apresenta um alto número de infectados. A resposta é que, comprovadamente, somos hoje o Estado que mais testa no Brasil. E quanto mais se faz testes, mais se tem casos. Estamos enviando testes para o interior, e todas as cidades também receberam EPIs. A testagem é fundamental, dá transparência, inclusive todos os números estão disponibilizados no IntegraSus, e qualquer cidadão pode ter acesso aos dados e números”.

Isolamento social
“A partir de um aplicativo criado em conjunto pelas três operadoras em atividade no Brasil, TIM, Claro/Vivo e OI, o Analytics, cedido aos governos para acompanhar o nível de isolamento por cidade no Estado do Ceará. Em Fortaleza estamos próximos dos 60%, mas nossa meta é de 70%. Mesmo assim, ainda somos um dos estados com melhor nível de isolamento social do Brasil”, enumerou o governador. Camilo lembrou ainda que o decreto de isolamento rígido vale até quarta-feira (20) dessa semana para Fortaleza, com reunião agendada com o prefeito Roberto Cláudio para definir os próximos passos de enfrentamento.

Cloroquina
Camilo Santana lamentou a quantidade de fake news que estão sendo detectadas nas rede sociais, e comentou sobre o uso da cloroquina. “O medicamento está num protocolo do Estado do Ceará, e só poderá ser utilizado com a recomendação de um médico para os seus pacientes. Deixo claro que todas as decisões que o Estado tem tomado são pautadas em questões técnicas e científicas, portanto não há política nessas decisões”, finalizou o governador Camilo Santana.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário