'Trazer os médicos do exterior é uma possibilidade', diz Camilo após reunião com ministro da Saúde

O Ministério da Saúde está avaliando a possibilidade de acatar o pedido dos governadores do Nordeste quanto à contratação de cerca de 15 mil médicos formados no Exterior que ainda não possuem autorização para atuar no Brasil. Foi o que afirmou o governador do Ceará, Camilo Santana, em entrevista à GloboNews, na manhã desta quarta-feira (22). A ampliação do quadro dos profissionais da área segue recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste com o objetivo de combater e prevenir o novo coronavírus.

"Há uma carência muito grande de profissionais [da saúde], mas precisamos ampliar essa capacidade de atendimento nos estados brasileiros e a possibilidade de trazer esses médicos do exterior é uma das alternativas", disse Camilo.

Ele e demais governadores da região Nordeste, se reuniram na noite de segunda-feira (20) , por videoconferência, com o novo ministro da Saúde, Nelson Teich. Na ocasião, ele se comprometeu a analisar a situação de cada estado e realizar uma nova reunião durante esta semana.

"Ele (ministro) se colocou à disposição de avaliar essa sugestão dada pelos governadores do Nordeste. (...) Estamos em um bom diálogo com o Ministério, há uma disposição do ministro em relação a esse diálogo", garantiu Camilo.

Política e ideologias "de lado"
O governador do Ceará já prorrogou por três vezes o decreto estadual de isolamento social que proíbe o funcionamento de serviços não essenciais. A determinação, segundo Camilo, segue orientações de especialistas em saúde. Porém, vai de encontro com o que defende o presidente Jair Bolsonaro, segundo o qual o isolamento deveria ser encerrado para que, assim, haja a retomada da economia.

Mesmo sem se referir ao presidente, o chefe do executivo estadual do Ceará avaliou que, desde o início da pandemia, não há no Brasil uma uniformidade nas ações de combate ao coronavírus por parte dos gestores.

"Essa dubiedade que tem existido desde o início tem sido ruim para o fluxo de ações no Brasil. Isso tem gerado uma série de conflitos, inclusive entre estados. Teve estado que tomou determinadas decisões nos seus decretos e isso é ruim para esse processo em que todos devemos estar unidos, uniformes", defendeu.

A expectativa do governador, segundo diz, é que Nelson Teich tome decisões com base na ciência, "daquilo que é melhor pra proteger os brasileiros. (...) Espero que a gente possa, cada vez mais, deixar um pouco a política, a questão ideológica de lado e focar na questão da saúde, da ciência, e no mais importante nesse momento que é preservar vidas".

Meta do Ceará é chegar a mais de 500 novos leitos de UTI
O governador do Ceará, Camilo Santana, disse nesta terça-feira (21) que pretende implantar no estado mais de 500 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para garantir o atendimento da população contra o novo coronavírus.

"Nós temos a meta de criar mais 556 leitos de UTI no estado, mas precisamos contratar mais profissionais. Por isso lançamos edital de chamamento público para contratar equipes para operacionalizar os leitos de UTI", afirmou o governador em live nas redes sociais.

Decreto prorrogado até 5 de maio
O governador Camilo Santana anunciou, na noite do domingo (19), que o decreto de isolamento social que proíbe o funcionamento de serviços não essenciais vai se estender por mais 15 dias no Ceará. O novo prazo termina no próximo dia 5 de maio. Esta é a terceira vez que o governo adia o fim do decreto para diminuir a transmissão do novo coronavírus. A decisão já esta publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

"Informo aos cearenses que estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias", escreveu.

Benefícios na conta de água
A Assembleia Legislativa aprovou na última sexta-feira (17) isenção de tarifas de água para moradores de baixa renda abastecidos por serviços autônomos municipais e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Segundo Camilo Santana, 123 mil famílias de área rural serão beneficiadas.

Assembleia também aprovou ainda decreto de calamidade pública de mais 58 municípios cearenses, além do auxílio financeiro para estudantes da rede pública do Ceará.

Outras medidas
O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na quinta-feira (9) que vai distribuir 423 mil cartões de vale-alimentação para alunos da rede pública de ensino do estado. O valor do cartão será de R$ 80.

Outros benefícios adotados pelo Governo do Estado foram:
  • Suspensão da conta de água por três meses consumidores de baixo consumo
  • Suspensão da conta de energia para consumidores de baixa renda

Fonte: G1 CE

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis