Estudos avançam nas fontes do Cariri para garantir abastecimento

Conhecer e mensurar a disponibilidade e a qualidade das fontes na região do Cariri. Este é o objetivo do estudo em andamento capitaneado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A iniciativa dialoga com a observação da população local, cujo olhar diário indica uma possível diminuição da vazão das fontes nos últimos anos. Os resultados consolidados serão divulgados em março deste ano, após dois anos de estudos em campo.

Os resultados da pesquisa contemplam o cadastramento de usuários e a medição da vazão média das fontes, além de análises sobre a qualidade da água. Resultados preliminares mapearam 496 usuários de 80 fontes outorgadas. “Baseado nestes resultados vamos ter conhecimento para gerenciar melhor as fontes da região”, comenta Davi Pereira, geógrafo da Companhia. De acordo com ele, a partir do cadastramento é possível avaliar a situação real do uso das fontes, garantindo uma retirada sustentável de água.

A pesquisa trará benefícios tanto para o poder público como para os usuários. A perspectiva é que o estudo apresente um levantamento de disponibilidade de água das 80 fontes pesquisadas, projetando políticas de gestão mais assertivas no uso dos recursos hídricos da região.

As fontes passaram por uma análise gradativa das vazões, divididas em 6 campanhas de medição feitas num período de 2 anos. “Por se tratar de formações importantes para o abastecimento da região, é de fundamental importância a execução desse estudo”, explica a gerente de Estudos e Projetos da Cogerh, Zulene Almada. A região do Cariri é essencialmente abastecida por água subterrânea, incluindo as fontes, cujas águas abastecem cerca de 600 mil habitantes da porção mais ao Sul do Ceará.

A área de estudo abrange vários territórios do Ceará. Os municípios contemplados na pesquisa são: Barbalha, Brejo Santo, Crato, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda, Porteiras, e Santana do Cariri.

A qualidade da água das fontes também foi levada em consideração na pesquisa. Fatores como pH, temperatura e Sólidos Totais Dissolvidos (STD) foram medidos em campanhas de campo. Já as análises bacteriológicas (coliformes totais e Escherichia coli) foram realizadas em laboratório, assim como análises de níveis de nitrato, nitrito e amônia. “O fato de a água subterrânea, incluindo as fontes, ser uma das principais formas de abastecimento da região indica o quanto esses dados são importantes. Por isso a gente precisa dessas informações. Não apenas enquanto órgão gestor, mas também para a segurança hídrica da localidade”, explica Zulene.

Saiba mais
Existem ao todo 293 fontes no território cearense, na área de abrangência da Bacia do Araripe, região sul do Ceará. Os dados são do levantamento realizado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), em 1996, à época conhecido como Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM).

Formação e uso das fontes
O surgimento das águas subterrâneas (fontes), em pontos de chapada, ocorre no contato da Formação geológica Exu com a Formação geológica Arajara. Este tipo de formação contempla as fontes com maiores vazões, como é o caso da fonte Batateira, que atualmente apresenta vazão de aproximadamente 300 m³/h e reforça o abastecimento da cidade do Crato. Já as fontes de menor vazão ocorrem em pontos de falhas/fraturas geológicas.

Algumas fontes são usadas para fins de lazer, como é o caso das fontes João Coelho e Bom Jesus, cujas águas abastecem o Balneário Caldas, além de algumas famílias da região. Já a fonte Gruta do Arajara, abastece outro ponto de entretenimento, o Arajara Park, em Barbalha.

Outras são para abastecimento humano. Além da Batateira, há também a fonte Boca do Mato, que abastece a sede de Jardim.

Comissões Gestoras: Mediação de conflitos
A busca por entendimento na gestão e uso da água das fontes é, em alguns casos, mediada por Comissões Gestoras. A entidade é vinculada aos Comitês de Bacias Hidrográficas e formada por usuários de água, representantes da sociedade civil organizada e representantes do poder público.

No contexto da Bacia do Salgado (sul do Estado), existem 5 comissões gestoras, orientadas e apoiadas pela Cogerh. Elas estão nas fontes Batateira, Riacho do Céu, Guaribas, Riacho do Meio e Engenho da Serra.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis