Como usar sua nota do Enem no Sisu 2020; inscrições começam nesta terça-feira (21)

Quem deseja ingressar em uma instituição pública por meio da nota do Enem deve ficar atento ao calendário do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) 2020. As inscrições começam nesta terça-feira, 21, e vão até as 23h59min de sexta-feira, 24. Apesar dos erros nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, as datas foram mantidas. O Sisu oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o País. Veja o passo a passo como fazer a inscrição e  como o sistema funciona.

Inscrições
As inscrições do Sisu são feitas por meio do site. Para isso, o estudante precisa inserir o seu número de inscrição e senha do Enem 2019 no sistema. Ao acessar a página de cursos, o candidato vai selecionar as duas opções que quer. Por meio dos filtros de busca, é possível escolher o turno, a localização mais perto de sua casa e a instituição de sua preferência.

O estudante pode escolher dois cursos que quer fazer, mas tem que colocar em ordem de preferência. Se mudar de ideia, no entanto, os cursos podem ser alterados até o fim das inscrições. A principal vantagem do Sisu é a possibilidade de o estudante concorrer a vagas em todo o País, sem precisar sair de onde você mora para fazer outras provas. O Sisu é gratuito e todas as instituições brasileiras já aderiram ao sistema como forma de ingresso parcial ou integral nos cursos.

Como funciona o Sisu
Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar suas opções de curso, acompanhando a cada dia as atualizações da nota de corte. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

Algumas universidades têm uma nota mínima para que o aluno possa se inscrever nos cursos oferecidos por elas. Portanto, é importante verificar a nota mínima da instituição e comparar com a nota tirada no Enem para ter certeza de que ela é suficiente.

O Sisu realiza apenas uma chamada para matrícula. Os candidatos selecionados terão um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando a ocupação da vaga. É possível acompanhar o processo no Sisu também por meio de um aplicativo disponível para celular ou em tablet nos sistemas Android, Apple e Windows Phone. 

Cotas
O sistema de cotas do Sisu inclui candidatos que se identificam como pretos, pardos, indígenas, como pessoas de baixa renda, como pessoas que estudaram em escola pública ou pessoas com deficiência. Esses grupos podem participar das vagas reservadas.

Contudo, o estudante que se incluir no grupo no momento da inscrição tem de comprovar as informações para a universidade quando for fazer a matrícula. Caso contrário, o estudante poderá perder o direito à vaga.

Para os critérios de raça, é preciso apenas a auto declaração. Já quem vai comprovar baixa renda, é preciso apresentar a Folha Resumo do Cadastro Único ou a declaração da composição e renda bruta familiar. Para quem vai comprovar que fez o ensino médio em escola pública, é preciso apresentar um histórico escolar ou a Declaração de Conclusão do Ensino Médio.

Cursos disponíveis pelo Sisu
Os cursos oferecidos com base no Sisu são os de graduação e presenciais em faculdades e universidades públicas brasileiras. Elas podem ser municipais, estaduais ou federais. Todas as modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e permitem que os universitários que se formarem possam continuar os estudos com uma pós-graduação.

Quem entrar no ensino superior poderá escolher entre cursos técnicos (que têm entre dois e três anos de duração), de bacharelado (duram de quatro a seis anos) e de licenciatura (de quatros anos e são voltados para aqueles que querem ser professores).

Documentos
Após o resultado do Sisu ser divulgado, os aprovados precisam providenciar a documentação necessária para a matrícula. Cada universidade terá uma lista de documentos exigidos para a matrícula. Se o aluno não tiver os documentos que são exigidos, ele poderá perder a vaga.

• Calendário do Sisu 2020:
• Período das inscrições: 21 a 24 de janeiro
• Resultado da chamada regular: 28 de janeiro
• Prazo para participar da lista de espera: 29 de janeiro a 4 de fevereiro
• Convocação dos candidatos em lista de espera: 7 de fevereiro a 30 de abril

Prouni e Fies
Para quem não conseguir ingressar na universidade por meio do Sisu existem ainda opções como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Financiamento Estudantil (Fies). O Prouni oferece bolsas de estudo em instituições particulares e para participar é preciso ter, pelo menos, 450 pontos na média das provas do Enem e não ter tirado zero na redação. O período de inscrições começa no dia 28 de janeiro e vai até às 23h59min de 31 de janeiro.

Além disso, é preciso que o aluno esteja dentro dos critérios de escolaridade e renda. Mas, caso o estudante seja aprovado em uma escola pública por meio do Sisu e em uma privada pelo Prouni, ele precisará escolher apenas uma para cursar.

O Fies, no entanto, é um financiamento estudantil para estudantes que fazem tanto públicas quanto privadas. O programa é oferecido para pessoas que têm renda familiar inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. Neste ano, as inscrições para o Fies abrem no dia 5 de fevereiro e seguem até o dia 20.

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis