Barbalha registra sua maior chuva no ano, nesta segunda-feira (09)

Chuva alagou a Avenida Leão Sampaio, entre Juazeiro do
Norte e Barbalha. (Foto: Lorena Tavares/SVM)
O Sul do Estado voltou a registrar chuvas com maior intensidade nas últimas 24 horas. Entre 07h de ontem e às 7h desta segunda-feira (09), houve precipitações em pelo menos 42 municípios cearenses, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior delas aconteceu em Barbalha, na macrorregião do Cariri, acumulando 90 milímetros.

Além de Barbalha, choveu forte em Crato (75 mm), Assaré (62 mm), Juazeiro do Norte (56 mm), Brejo Santo (43 mm), Barro (37,2 mm), Salitre (36,4 mm) e Abaiara (31 mm).

Mesmo longe da quadra invernosa, a “terra dos verdes canaviais” registrou sua maior chuva no ano. Estes 90 milímetros superam a precipitação do último dia 16 de junho, quando caíram 60,5 milímetros em Barbalha. Aliás, as chuvas em 2019 estão abaixo da sua média anual (1106,7 mm). Até agora, foram acumulados 746,8 milímetros no município, que representam um desvio negativo de 32,5%.

Na terra do Padre Cícero, a chuva que caiu no início da madrugada e se arrastou até as primeiras horas desta manhã foi suficiente para alagar algumas das principais vias da cidade. Na Avenida Leão Sampaio (CE-060), que liga Juazeiro do Norte a Barbalha, o volume de água obrigou os motoristas à trafegar em ruas alternativas. Até o fechamento desta matéria, a circulação de veículos já havia sido normalizada naquele trecho.

Pré-estação
As chuvas marcam o período de pré-estação no Ceará, que começa neste mês de dezembro e vai até janeiro, tendo média de 31,6 milímetros neste primeiro mês e 98,7 milímetros no segundo, de acordo com a Funceme. Geralmente, as primeiras precipitações chegam ao sul do Estado, como na macrorregião do Cariri. Já em janeiro, elas tendem a ser mais generalizadas e significativas, no território como um todo.

“O sul do estado recebe influências, na forma de algumas instabilidades atmosféricas, facilitadas por sistemas frontais que costumam chegar no estado da Bahia e deslocam-se para leste”, explica Raul Fritz, meteorologista da Funceme.

Previsão
Segundo a Funceme, a previsão para esta segunda-feira (09) é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e no Sertão Central e Inhamuns. Amanhã (10), o céu segue nublado com possibilidade de chuva na faixa litorânea. Já na quarta-feira (11), o prognóstico é de nebulosidade variável em todas as regiões do Ceará.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis