Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina

Assim como a campanha do Outubro Rosa vem promover os cuidados com a saúde feminina, durante o mês de novembro usamos a cor azul com o objetivo da conscientização da saúde do homem. Apesar da campanha ter começado com uma abordagem centrada no câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência em Saúde do Homem mostrou que 50% das pessoas do sexo masculino só vão a consultas médicas quando algum sintoma atrapalha muito sua rotina. “Culturalmente os homens tendem a procurar o médico com menos frequência, principalmente no que diz respeito aos cuidados com a pele”, disse a dermatologista Renata Gonçalves.

“Além de serem menos cuidadosos com o uso do filtro solar, os homens se expõem com mais frequência ao sol”, afirma Renata, “devemos fazer regularmente a inspeção da pele para diagnosticar precocemente lesões pré-malignas”.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele não-melanoma é o mais comum entre os homens. Ele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, em seguida vem o câncer de próstata. Apesar dele apresentar altos percentuais de cura, se não for detectado precocemente pode deixar mutilações bastante expressivas.

“Quando cuidamos da saúde evitamos danos maiores, como doenças em estágios que não possam ser mais revertidos. Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção”, alerta a dermatologista.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis