INSS paga segunda parcela do 13º salário de aposentados a partir de hoje

A partir desta segunda-feira (26), aposentados e pensionistas recebem a segunda parcela do 13º salário. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará o depósito até dia 7 de dezembro, na folha de pagamento mensal. 

Os primeiros a receberem o pagamento serão os que recebem até um salário mínimo (até R$ 954) e possuem cartão com final 1, sem considerar o dígito. Quem ganha acima de um salário mínimo começa a receber a partir do dia 3 de dezembro.

Quem tem direito
Por lei, tem direito ao 13º salário quem recebeu aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão ou salário-maternidade durante o ano. No caso de auxílio-doença e salário-maternidade, o valor é proporcional ao período recebido.

A primeira parcela do 13º salário, correspondente à metade do valor do benefício, foi antecipada em agosto deste ano. Nesta segunda parcela, correspondente à outra metade, é descontado Imposto de Renda.

Em todo o país, 30,1 milhões de pessoas receberão a segunda parcela do 13º, totalizando 21,4 bilhões de reais.

Assalariados
Para os trabalhadores assalariados, a primeira parcela deve ser depositada até 30 de novembro, conforme determina a lei, e a segunda, até o dia 20 de dezembro.

Fonte: Exame

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis