Hemoce celebra semana do doador voluntário de sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), da rede pública do Governo do Ceará, preparou uma programação especial que acontece até o próximo sábado (30), nas unidades em Fortaleza e no interior do Estado, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, festejado nesta segunda-feira (25).

A estudante Ruth Ribeiro, 23 anos, veio comemorar o seu dia do doador realizando um gesto de solidariedade. Ruth veio acompanhada do pai Francisco de Sousa, seu principal incentivador. “Meu pai sempre vinha doar e desde os meus 15 anos já ficava planejando como seria a minha vez, quando completei 16 anos, realizei a minha primeira doação lado a lado com meu pai. A minha maior motivação foi ele devido crescido o vendo doar”, conta a estudante.

A doação de sangue é um gesto solidário e voluntário que ajuda a salvar vidas de pessoas desconhecidas. Motivado por esse pensamento, Francisco de Sousa, 51 anos, iniciou a conscientização da filha desde cedo.

“A explicação começou dentro de casa, antes dela doar já explicava o quanto esse gesto salva vidas e falava que quando ela começasse a doar sangue, mais quatro vidas seriam salvas por conta de sua atitude. Sinto-me orgulhoso por fazermos essa ação juntos e por saber que fui seu exemplo”, ressalta o doador.

O Hemoce recebe anualmente mais de 100 mil doações, pessoas que assim como Francisco e Ruth reservam parte do seu tempo para a doação de sangue.

“Sou doador há cerca de 20 anos, já realizei 36 doações, todas elas de forma voluntária. O que me motiva ajudar o próximo, é o fato de acontecer muitos acidentes e várias pessoas precisarem de transfusão. Sempre penso que posso fazer a minha parte”, conclui Francisco de Sousa.

Nova campanha
Para intensificar a conscientização da sociedade em ser um doador e manter o gesto com regularidade, o Hemoce lançou na segunda, 25, a nova campanha “Em Cada Laço de Sangue, Nasce Uma Nova Família”. A ideia traz o conceito que laços que são formados por quem doa e recebe sangue, laços estes semelhantes aos de pai e filha, independente de idade, raça, sexo e gênero. O material está sendo divulgado em todo o Ceará.

Semana do Doador de Sangue
Durante toda a semana, o Centro de Hematologia e Hemoterapia promove ações como serviços de saúde, beleza e bem-estar na sede em Fortaleza e nos hemocentros regionais localizados nas cidades de Quixadá, Iguatu, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

No sábado (30), haverá uma programação especial na unidade do Hemoce na Praça das Flores, com serviços de massoterapia, avaliação nutricional, espaço infantil, aferição de pressão arterial e glicemia.

“Convidamos a todos para participarem dessa festa da solidariedade. Durante o mês de novembro a gente já começa a preparar os estoques de sangue para as demandas do final do ano, portanto contamos com nossos voluntários para vir doar, convidar amigos e familiares para fazer parte desse momento”, reforça Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores do Hemoce.

Hemocentros regionais
Ainda no dia 30, em Juazeiro do Norte, o sanfoneiro Fábio Carneirinho fará um pocket show para os voluntários. No Hemoce de Sobral, os voluntários poderão desfrutar de serviços como massoterapia, SPA dos pés, e música ao vivo. Em Iguatu, a programação contará com serviços de maquiagem e limpeza de pele. No hemocentro de Quixadá terá apresentação cultural e música ao vivo.

Dia do Doador Voluntário
O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue foi criado por meio do Decreto de Lei nº 53.998, em 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, estabelecendo o dia 25 de novembro como Dia do Doador de Sangue em todo o Brasil.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis