UFCA oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para a população

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA) criado em parceria com a Receita Federal do Brasil (RFB), que oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de baixo poder aquisitivo.

Segundo Ricardo Aladim, professor do curso de Ciências Contábeis da UFCA e idealizador do projeto, o NAF é uma iniciativa consolidada nacionalmente em diversas entidades de ensino superior do Brasil, nas quais estudantes do curso de Ciências Contábeis, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. “O NAF traz uma relação ganha-ganha, porque há benefícios para todos os parceiros envolvidos no projeto”, afirma.

Os cidadãos e microempreendedores de baixa renda que não possuem acesso a um escritório de contabilidade recebem atendimento gratuito, e os estudantes que os atendem chegam mais capacitados ao mercado de trabalho, por receberem treinamento da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará (SEFAZ-CE) e de professores orientadores. Ricardo explica que o intuito dos atendimentos é facilitar a vida das pessoas e dos microempreendedores, levando informações e atendimentos do setor contábil. Assim, a UFCA forma melhores profissionais, além de aumentar a visibilidade do curso de Ciências Contábeis e o envolvimento social com a comunidade.

Envolvida no projeto, a estudante Geysa Pinheiro, do 2° semestre do curso de Ciências Contábeis, comentou sobre a sua experiência: “A minha expectativa é que a gente possa ajudar pessoas aqui do Cariri a abrir o MEI [Microempreendedor Individual]” – comentou. Outra participante do projeto, Elaine Mendes, também do 2° semestre, falou sobre a importância de projetos como o NAF: “Uma grande inovação que o NAF trouxe, foi tirar o aluno de dentro da sala de aula, da teoria, e trazer para a prática, então, vindo para o projeto, nós entendemos melhor como vai ser realmente o exercício da nossa profissão, além de estar ajudando a quem não tem condições financeiras para ter um contador particular, e isso é muito gratificante” – disse.

Os estudantes interessados em participar do Projeto, devem estar cursando Ciências Contábeis na UFCA e ter disponibilidade de tempo. Atualmente as parcerias do Núcleo são com a Receita Federal, a Secretaria Estadual de Tributação do Estado do Ceará, e a Fortes Tecnologia e Sistemas.

Para o público interessado, os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, no período da manhã (das 8h às 12h) e pela tarde (das 12h30 às 16h30) no terceiro andar do Centro Multiuso da UFCA em Juazeiro do Norte (Vapt-Vupt).

Serviço:
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF)
Centro Multiuso de Juazeiro do Norte (Vapt-Vupt) – 3º andar, sala 03
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro, Juazeiro do Norte
Telefone: +55 (88) 3221.9201

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis