Governo do Ceará entrega abatedouro público a população de Várzea Alegre

A cidade de Várzea Alegre, na região do Cariri cearense, recebeu nesta quinta-feira (17) seu novo abatedouro público, que vai substituir o antigo, construído ainda na década de 1980 e já ultrapassado pelas normas atuais ambientais e sanitárias. O investimento, entre construção e aquisição de equipamentos, foi da ordem de R$ 1.010.000, recursos oriundos do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal.

“Estamos felizes em estar hoje em Várzea Alegre representando o governador Camilo Santana para inaugurar um abatedouro moderno, cumprindo todas as obrigações do ponto de vista da higiene. Foi um processo acompanhado pelo pessoal da Adagri, juntamente com a Prefeitura Municipal. Esse abatedouro vai servir não só para o município de Várzea Alegre, mas também para toda a região próxima. Ele vai servir também como exemplo para outros municípios que estão precisando construir seus abatedouros. Esse abatedouro vai fazer com que os animais que são abatidos na região e no município deixem de ser abatidos na conhecida ‘moita’, colocando a população em risco de saúde ao consumir esta carne. Ao mesmo tempo vai movimentar a região com o comércio de carne, com a criação de bovinos, caprinos, suínos, então tem um impacto grande na economia da região”, comentou Nelson Martins, assessor especial de Relações Institucionais da Casa Civil do Ceará, sobre a série de benefícios que um equipamento deste porte traz para a cidade.

O novo abatedouro fica localizado às margens da Rodovia CE 060, no bairro Grossos, e leva o nome do marchante Raimundo Alves de Oliveira, conhecido popularmente como Raimundo Pretinho. Um equipamento desse porte contribui para a segurança alimentar da população da região, já que os animais passam a ser abatidos em local com a higiene necessária. Além disso, contribui com o meio ambiente por seguir os padrões ambientais indicados para o funcionamento e fomenta a economia do comércio de animais.

O espaço conta com curral, casa de couro, estação de tratamento de efluentes, câmara frigorífica, casa de veterinário, banheiros, além de uma série de equipamentos para o transporte e manuseio dos animais de forma adequada. O prefeito Zé Hélder comemorou a conclusão da obra. “Esse abatedouro ficará na história porque vai gerar emprego e renda, trazer saúde para a comunidade, comodidade para os nossos marchantes, que não vão mais precisar levar os animais para serem abatidos em outras cidades, e nós ainda vamos abater aqui animais da região”, disse.

Mais benefícios
Ainda durante a solenidade as pessoas foram surpreendidas com mais novidades para melhorar a qualidade de vida local. Nelson Martins aproveitou a ocasião para anunciar novas ações do Governo do Ceará no município. “A reforma do Mercado Público nós estamos assumindo o compromisso porque o governador garantiu. Outra coisa é na questão da segurança pública. O governador implantou o Raio em todos os municípios com mais de 50 mil habitantes e agora ele vai implantar naqueles com mais de 30 mil. Então, prefeito, você já pode preparar onde vai ser o batalhão porque o governador Camilo Santana quer implantar o Raio aqui o mais rápido possível”, informou o assessor especial.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis