Dez cidades do Cariri ganham ambulâncias do SAMU

A Secretaria de Saúde do Ceará realizou, ontem (29), a entrega de 49 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 Ceará). Outros 18 veículos serão entregues até dezembro deste ano. Dos 60 municípios contemplados, 10 estão na região do Cariri: Araripe, Aurora, Barbalha, Caririaçu, Crato, Jardim, Mauriti, Milagres, Missão Velha e Santana do Cariri.

Com apoio do Ministério da Saúde, todos os 184 municípios cearenses terão atendimento do SAMU 24 horas. “É muito importante para a vida das pessoas, pois, quando acontece um acidente na rodovia, quando uma pessoa passa mal em casa, é um serviço que está lá 24 horas. Nós temos aqui o que há de melhor. A partir de agora, o Ceará vai ter o melhor SAMU do Brasil”, destacou o governador Camilo Santana durante a cerimônia de entrega.

Para secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, essa expansão complementa um trabalho de muitos anos e a ampliação cobrindo todos os municípios representa “o  acesso que vocês estão dando ao cidadão cearense no momento de maior aflição, que é momento de urgência de angustia”, enfatizou.

Capacitação
Para ampliação e expansão da cobertura de atendimento do SAMU 192 Ceará, há profissionais de saúde fazendo capacitação nos municípios que serão contemplados. Concluído o treinamento, eles estarão aptos para conduzirem as ambulâncias. Atualmente o serviço conta com 2.155 profissionais atuando 24 horas. Até 2008, o serviço existia apenas em Fortaleza e Sobral, cuja gestão é municipal.

“É muito emocionante trabalhar no Serviço Móvel de Urgência, pois é um serviço de qualidade, onde os profissionais trabalham pautados em protocolos assistenciais, com segurança e capacitação. É um serviço que a população já conhece, já abraçou. Hoje não existe serviço de Urgência e Emergência sem o SAMU”, declarou a coordenadora da Base do SAMU Regional no Crato, Rejane Felipe, que há dois anos trabalha no serviço.

Cobertura
As novas ambulâncias também completarão os municípios de: Itaitinga, Aratuba, Caridade, Itatira, Amontada, Miraíma, Uruburetama, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaretama, Jaguaribara, Pereiro, Aiuaba, Parambu, Icó (2), Lavras da Mangabeira, Catarina, Iguatu, Quixelô, Cariré, Coreaú, Forquilha, Graça, Hidrolândia, Ipú (2), Irauçaba, Massapê, Reriutaba, Santa Quitéria (2), Santana do Acaraú, Acaraú (2), Bela Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco, Morrinhos, Croatá, Guaraciaba do Norte, São Benedito, Tianguá (2), Ubajara, Viçosa do Ceará, Crateús (2), Independência, Ipueiras, Novo Orienta, Tamboril, Barroquinha, Camocim (2), Granja.

Por Antonio Rodrigues

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis