Artesanato cearense é tema de exposição em museu do Rio de Janeiro

O encanto e a delicadeza do artesanato cearense ganha as salas do Museu Janete Costa de Arte Popular, na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro. Com apoio do Governo do Ceará, o Estado, considerado referência nacional no desenvolvimento de políticas públicas para o fomento do Artesanato, é homenageado com a exposição “Ceará, terra que ilumina”, que segue até março de 2020. A mostra foi aberta nessa quinta-feira (10) e contou com as participações da vice-governadora Izolda Cela, da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, do secretário da Cultura, Fabiano Piúba, e da coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Ceará, Patrícia Liebmann.

"A exposição retrata um pouquinho da nossa gente, da nossa cultura. Observamos aqui um Ceará que, muitas vezes, nós mesmos nem conhecemos e isso nos aproxima ainda mais das nossas raízes, dos costumes cearense. Quem tiver a oportunidade de visitar essa mostra, vale a pena conferir e saber um pouco mais da nossa historia", destaca Izolda Cela.

“Nos orgulha saber que o nosso rico e legítimo artesanato cearense é reconhecido, nacional e internacionalmente, não só pela beleza, mas também pela qualidade que possui. Ser homenageado nessa exposição no Rio, além de uma responsabilidade, é o resultado de uma política de incentivo que eleva o trabalho dos artesãos do nosso Estado”, enfatiza Onélia Santana.

O público vai poder conferir, logo no térreo do museu, mais de 70 peças, de aproximadamente 40 artistas cearenses, incluindo obras de Espedito Seleiro, Nino e Maria de Lourdes Cândido. A mostra tem início com uma instalação composta de 4 altares e 4 oficinas, utilizando elementos como metal, couro, barro, madeira e algodão, para contar a história e expressar a força da arte cearense, através do trabalho e da fé.

Sobre a exposição
Com curadoria do cenógrafo e paisagista Jorge Mendes, a exposição está dividida por seis setores que englobam fé, festas, manifestações culturais, brincadeiras e oficinas. No primeiro setor, altares e oficinas mostram a força e o trabalho do povo cearense. Nos demais, representações como o pau da bandeira e o reisado; a subida do Horto, em Juazeiro do Norte; e a sala dos milagres levam os espectadores para bem perto dos cenários encontrados nas jornadas de fé pelo estado. “Percorrer a exposição é ser contagiado pela alegria e pelas riquezas do Ceará. Através das celebrações e das personalidades representadas e celebradas, nosso artesanato encanta e ajuda a construir as narrativas que mantém viva a nossa cultura”, destaca Patrícia Liebmann. 

“O Ceará foi escolhido pelo talento e pela importância dos artistas cearenses. Pelo apoio do Governo do Estado e pela temática que possibilita um diálogo com o projeto educativo do museu, onde será abordado alguns temas relacionados às redes sociais, tais como verdades e mentiras”, explica o curador Jorge Mendes.

Serviço:

Abertura de exposição – "Ceará, terra que ilumina"
Visitação: de terça a domingo, das 10h às 18h
Temporada: até o dia 29 de março de 2020
Local: Museu Janete Costa de Arte Popular
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 178, Boa Viagem - Niterói - RJ
Entrada gratuita

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis