59ª Feirart será aberta em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (1); confira programação

Com a participação mais de 100 artesãos de todo o Estado, a 59ª Feira de Artesanato do Ceará (Feirart) ocorre de 1º a 3 de novembro no município de Juazeiro do Norte. O evento, promovido pelo Governo do Ceará através da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com o apoio da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte e acontece no Centro de Gastronomia Rita Araújo da Silva – Alameda Juazeiro. A abertura, no dia 1º de novembro, às 19h, contará com a presença da primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, da titular da SPS, Socorro França, do prefeito do município, Arnon Bezerra e autoridades do Estado.

Além da exposição e da venda do legítimo artesanato cearense, música, oficinas e gastronomia movimentam os três dias de programação. “Abrigando arte e fé, a região do Cariri é um dos grandes berços da cultura do Ceará, por isso, temos a honra de levar anualmente a Feirart, um evento de grande relevância no calendário do nosso artesanato, para Juazeiro do Norte”, ressalta a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Das 17h às 22h na sexta e no sábado e das 17h às 21h no domingo, a Feirart reúne 14 tipologias e dezenas de técnicas, incluindo a renda, o crochê, o bordado e a escultura, que são destaque no Estado. Além da compra do artesanato, os participantes têm a oportunidade de aprender a produzir as próprias peças com as oficinas de areia colorida, trançado em palha e esmerilhamento de coco.

“Com mais uma edição da Feirart, promovemos o trabalho dos artesãos cearenses e valorizamos o artesanato legítimo, que é o nosso diferencial. Todos os fornecedores presentes possuem vínculo com a CeArt e, além de serem beneficiados com o apoio da Central, comercializam peças que passam por um processo de curadoria e certificação, assegurando qualidade para quem compra”, garante a secretária Socorro França.

“A realização de eventos é mais que uma forma de ampliar a visibilidade do artesanato cearense, pois focamos na criação de novas oportunidades de negócio e geração de renda para os artesãos e localidades nas quais eles estão inseridos. Somada à valorização da culinária, da música e dos costumes em geral, a Feirart é uma grande festa de valorização da cultura cearense”, destaca a coordenadora do Programa Estadual de Desenvolvimento do Artesanato (PDA), Patrícia Liebmann.

Programação - 59ª Feirart

Sexta – 01/11
18h30 – Oficina de artesanato – Composição de imagens em areia colorida
19h – Abertura
Atração musical: Banda Patrulha

Sábado – 02/11
18h30 – Oficina de artesanato – Esmerilhamento de coco
Atrações Musicais: Cariri Roda de Choro / Banda Comemore

Domingo – 03/11
18h30 – Oficina de artesanato – Trançado em palha de bananeira
Atração musical: PC & Nosso Samba

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis