Alunos da Fatec Cariri participam de feira sobre robótica no México

Os alunos do curso de Irrigação e Drenagem da Fatec Cariri, Alisson Maciel e Allyson da Cruz, participaram, nos dias 12 e 13 de setembro, da Fepro 2019, uma feira da Faculdade de Computação da Universidade Autônoma Benemérita de Puebla, no México. O evento deseja promover talentos nas áreas de Tecnologia da Informação e contribuir para o desenvolvimento de habilidades técnicas e inovação em estudantes. 

Projetos estudantis de vários países competiram em quatro categorias: aplicativos básicos, aplicativos avançados, computação gráfica, hardware e robótica. Ao final do evento, o projeto dos alunos da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, o Chip Sarf, foi premiado com o 5º Lugar na categoria Hardware e Robótica.

Sarf é uma sigla para “Sistema Anti Roubo e Furto”, logo, o projeto desenvolvido na Fatec é uma ferramenta da área de segurança, para proteção de veículos. O sistema funciona por presença com dois chips. O primeiro fica com o proprietário e o segundo é instalado no veículo. Ao distanciá-los cerca de 200 metros, o chip 01 deixa de emitir ondas de radiofrequência para o chip 02, o que resulta no corte de todas as partes elétricas do veículo, impossibilitando assim, sua locomoção.

Segundo o professor pesquisador Héctor Báez Medina, do Instituto Politécnico Nacional do México, os alunos brasileiros “têm um grande diferencial sobre a maioria dos projetos apresentados na FEPRO 2019, pois a inovação tecnológica apresentada deixa de ser apenas uma ideia no papel para se tornar em algo papável”, disse. O professor se comprometeu, ainda, a negociar a realização de um intercâmbio entre a Fatec e o Instituto Politécnico para contribuir com o desenvolvimento educacional dos dois alunos no último semestre.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis