20ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão discute a importância de Políticas Públicas

Foto: Samuel Pinheiro/Blog Cariri
Neste domingo (22), as Pastorais Sociais da Diocese de Crato realizam a 20ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão do beato José Lourenço. O evento acontece a partir das 7h30 com acolhida aos romeiros, e logo depois, às 8h, será realizada a Santa Missa, celebrada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral da Diocese de Crato, padre Vileci Basílio Vidal, juntamente com demais sacerdotes vindos de diversas paróquias e cidades circunvizinhas.

A temática ‘O Caldeirão da Santa Cruz e as Políticas Públicas’, segue as diretrizes da Campanha da Fraternidade deste ano, na qual discutirá a defesa do Caldeirão como patrimônio público, além de estimular a participação da população em relação aos seus direitos e as necessidades básicas, sobre a luz da doutrina social da igreja para fortalecer a cidadania, como uma forma de caridade na busca do bem comum.

Nesta edição, a tradicional romaria antecede dois eventos que ocorrerem simultaneamente. Na sexta-feira (20) e no sábado (21) acontece o II Círculo de Debates sobre os Campos de Concentração do Ceará e o Caldeirão, na Universidade Regional do Cariri (Urca) e o Encontro da Rede de Juventude do Ceará, na comunidade do Assentamento 10 de abril, ambos acontecem no município de Crato.

Sobre o Caldeirão
A comunidade do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto foi uma organização social autossustentável, que tinha como líder religioso o beato José Lourenço - fiel seguidor do Padre Cícero - responsável por acolher aqueles que buscavam uma vida digna, pautada na oração e no trabalho. A experiência de reforma agrária popular durou dez anos (1926-1936), e nos faz acreditar que somos capazes de desdobrar a fé em ações concretas a serviço da igualdade social, sem preconceitos e discriminação, assim como foram as primeiras comunidades cristãs.

Programação:

II Círculo de Debates sobre os Campos de Concentração do Ceará e o Caldeirão

Data: 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) - Horário: 18h | 21 de setembro de 2019 (sábado) - Horário: manhã e tarde  

Local: Universidade Regional do Cariri (URCA) - Crato/CE

Encontro da Rede de Juventude do Ceará

Data: 20 de setembro de 2019 (sexta-feira) - Horário: 19h | 21 de setembro de 2019 (sábado) - Horário: manhã e tarde  

Local: Assentamento 10 de Abril - Crato/CE

20ª Romaria da Santa Cruz do Deserto no Caldeirão

Data: 22 de setembro de 2019 (domingo) - Horário: 7h30 (acolhida) | 8h (Santa Missa)

Local: Sítio Caldeirão da Santa Cruz do Deserto - Crato/CE (situado entre os distritos de Monte Alverne e Dom Quintino)

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis