O que fazer com sacolas plásticas? Conheça 13 dicas

A sustentabilidade nunca foi uma novidade, mas sim uma necessidade. Preservar o meio ambiente é de suma importância para o planeta, e pequenas atitudes diárias contam (e muito!) para essa luta. Que tal praticar esta ideia em casa e, de quebra, economizar no processo? As sacolas plásticas, além de poluentes, podem fazer muito mal ao sistema de esgoto de sua cidade, por exemplo. Evite descartá-las sem antes descobrir uma utilidade para elas – e existem muitas! Além disso, você encontrará dicas para aproveitar também as sacolas de papel, como as que são utilizadas para guardar pães. Entenda o que fazer com sacolas plásticas e ajude a preservar o meio ambiente.

Você sabia?
Em termos de meio ambiente, as sacolas de papel usadas no comércio são melhores do que as de plástico? Não necessária mente, segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. As sacolas de papel geram 70% mais poluentes do ar e 50% mais poluentes da água do que as de plástico. Além do mais, é preciso 4 vezes mais energia para fabricar as sacolas de papel do que as de plástico e 91% a mais de energia para reciclar papel do que plástico. Por outro lado, as sacolas de papel derivam de um recurso renovável (árvores), ao passo que a maioria das sacolas plásticas advém de recursos não renováveis (polietileno, uma composição de petróleo cru e gás natural). Então, qual seria a melhor solução? Cada um levar suas próprias sacolas de tecido para carregar suas compras!

Descubra 12 dicas para reaproveitar sacolas plásticas e de papel:

1. Tire o pó dos esfregões
Os esfregões são úteis para eliminar com facilidade a poeira e os pelos de animais domésticos de dentro de casa; mas como eliminar a sujeira do próprio esfregão? Em sua extremidade de tecido ou poliéster, enfie uma sacola grande de papel, e prenda com um pedaço de barbante ou um elástico. Depois, sacuda energicamente o esfregão várias vezes (umas pancadinhas no chão também não custam nada). Deixe-o de lado por alguns minutos, para que o pó se deposite na sacola de papel. Por fim, retire a sacola com cuidado e jogue a sujeira no lixo.
    
2. Limpe as flores artificiais
As flores de seda verdadeira são bastante raras atualmente; a maioria das flores artificiais é feita de náilon ou outro tecido sintético. Sejam de seda ou de outro material, elas podem ficar de cara nova se forem colocadas numa sacola de papel com 1 ⁄4 de xícara de sal. Agite um pouco sacola e as flores vão parecer tão limpas quanto no dia em que foram compradas.
    
3. Use sacolas plásticas para carregar a roupa lavada
Se a cesta de roupa já estiver cheia demais, ou (puf!) se a alça de plástico de repente se partir, use uma sacola de papel resistente para recolher o restante da roupa. Se a sacola tiver alças, facilita a tarefa; mas, mesmo sem alças, qualquer sacola grande servirá. Certifique-se, apenas, de que a roupa esteja bem seca antes de usar uma sacola de papel para recolhê-la; caso contrário, toda a roupa recém-lavada pode terminar espalhada pelo chão.
    
4. Encape os livros escolares da criançada
Ajudar as crianças a encapar livros escolares não é apenas divertido, mas também uma maneira sutil de ensiná-las a respeitar a propriedade pública. Primeiro, corte a sacola na emenda, para obter um pedaço grande e retangular de papel; em seguida, coloque o livro no centro. Dobre as partes superior e inferior do papel, para que ele fique apenas um pouco maior que a altura do livro. Depois, dobre as laterais para formar as guardas. Corte o excesso, deixando alguns centímetros de cada lado para cobrir a frente e as costas do livro. Una a capa e a guarda com uma pequena tira de fita-crepe (colada ao papel, e não ao livro) no alto e embaixo, para mantê-las firmes no lugar, e pronto. No final, deixe a criança decorar cada capa a seu gosto. Você provavelmente vai entretê-las e economizar ao mesmo tempo.
    
5. Crie um objeto de decoração
Use uma pequena sacola de papel estampada, com alças, para criar um objeto de decoração para a mesa da sala de jantar ou para o móvel da sala de estar. Ponha um vaso com água dentro da sacola. No vaso, coloque algumas flores naturais e, num piscar de olhos, está tudo pronto. Faça seu próprio papel de embrulho Precisa embrulhar um presente às pressas? Não há por que sair correndo para comprar papel de presente. Corte uma sacola na emenda, para obter um pedaço retangular. Embrulhe o presente com a face estampada do papel para dentro, corte o excesso, dobre e cole as pontas com fita adesiva. Se quiser, personalize o papel de embrulho improvisado, decorando-o com desenhos, pinturas ou adesivos.
    
6. Reutilize como sacola de presente
O que fazer com as pequenas sacolas de papel com alças, tão adotadas pela maioria das butiques? Por que não usá-las como embrulho de seus próprios presentes? São ideais para pequenos objetos, como utensílios de banho, joias, perfumes e até mesmo livros. É só envolver o presente com tiras de papel crepom, acrescentar um cartão personalizado, e pronto. Recicle como recipiente para toalhas ou lenços Dê um toque simples, mas elegante, ao banheiro social, usando pequenas sacolas de butique como recipientes para toalhas ou lenços de papel usados. Pode-se até mesmo embelezá-las com um toque pessoal, tais como laços ou adesivos que combinem com a decoração.
    
7. Remodele peças de lã depois de lavadas
Trace no papel de uma sacola grossa os contornos do suéter ou das luvas de lã antes de lavá-los. Após a lavagem, use o molde para fazer com que as peças voltem à forma original. Organize os lençóis Ao escolher o lençol de forrar, foi preciso esvaziar o armário à procura da fronha que faz par com ele? Evite toda essa trabalheira usando sacolas médias de papel para guardar em separado cada conjunto de lençóis. As prateleiras do armário ficarão muito organizadas. Use como forro da tábua de passar Se o forro da tábua de passar estiver em péssimas condições, não esquente a cabeça. Improvise um forro abrindo 1 ou 2 sacolas de papel. Umedeça o papel da sacola e coloque-o sobre a tábua para terminar de passar as últimas roupas lavadas da semana.
    
8. Faça as malas
Pronto para sair de férias com a família? Não se esqueça de levar algumas sacolas de papel das grandes, com alças. Elas vão ser úteis para trazer lembranças da viagem ou até mesmo roupas sujas ou toalhas de praia. Acondicione os jornais velhos Duplique seus esforços de reciclagem usando grandes sacolas de papel para acondicionar os jornais velhos destinados à coleta. Essa medida não significa apenas economia de tempo e energia, evitando o esforço de amarrar cada maço com barbante, mas também facilita a separação do papel velho por categoria: revistas, impressos e papéis lustrosos.
    
9. Facilite a limpeza
Espalhe sobre o balcão o papel de 1 ou 2 sacolas plásticas quando for descascar legumes, debulhar milho e vagem, ou executar qualquer outra tarefa que deixe sujeira. Ao terminar, simplesmente dobre o papel, jogando-o no lixo para concluir a limpeza de forma fácil e rápida.
    
10. Mantenha fresco o pão
Quando se mora numa região de grande umidade, o pão deve ser guardado dentro de uma sacola de papel, em vez de nas sacolas plásticas, para que fique sempre fresco. A capacidade do papel de “respirar” mantém a casca do pão mais crocante, ao mesmo tempo que permite que o miolo permaneça mais suave e úmido.
    
11. Use para amadurecer frutas
Muitos frutos – como abacates, bananas, peras, pêssegos e tomates – amadurecem melhor se forem envolvidos em sacolas de papel. A fim de agilizar o processo de amadurecimento de qualquer fruto, coloque a casca de uma maçã ou banana já madura na mesma sacola e guarde-a em temperatura ambiente. Para amadurecer bananas verdes, envolva-as num pano de prato umedecido antes de colocá-las na sacola de papel. Quando já estiverem no ponto certo, coloque as frutas na geladeira para interromper o processo.
    
12. Armazene os cogumelos
Retire os cogumelos da embalagem de compra e coloque-os numa sacola de papel dentro da geladeira. Isso vai mantê-los frescos por até uns 5 dias.
    
13. Encape as roupas que vai guardar
Caso queira proteger o terninho de linho até a próxima estação, abra um pequeno orifício no topo de um saco grande de lixo para passar um cabide de roupa. Num instante está pronta uma capa para proteger a roupa da poeira.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis