Urca completa 33 anos de criação neste domingo (9)

A Universidade Regional do Cariri (Urca) comemora, neste domingo (9), 33 anos de criação e atuação. Desde a sua implantação, a instituição de Ensino Superior se propõe a construir um futuro com oportunidades para os estudantes, buscando consolidar uma universidade pública, gratuita e de qualidade.

“É um momento de grande entusiasmo para a Urca que, através de nossos esforços e dos investimentos públicos realizados, consolida objetivos de uma universidade pública de qualidade e nos notabiliza ao longo dessa história. Somos uma equipe e nos orgulhamos em fazer parte, como docentes, discentes, funcionários e como gestores”, afirma o reitor da Urca, Patrício Melo.

Com sede administrativa e os maiores campi da instituição no Crato, a Urca possui também unidades no município de Juazeiro do Norte e Unidades Descentralizadas em Iguatu, Campos Sales e Missão Velha, além do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, e laboratório. A Urca atende a uma comunidade acadêmica de aproximadamente 12.500 estudantes de cerca de 111 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba.

Hoje a universidade conta com 33 cursos, entre Graduação, Mestrado e Doutorado, além de 45 cursos de Pós-Graduação, quatro Programas Especiais de Formação Pedagógica e duas Residências, uma Multiprofissional em Saúde Coletiva e outra em Enfermagem Obstétrica. Desde a sua criação até hoje, a Urca formou 20.993 alunos.

A Urca é a única universidade brasileira que possui em sua estrutura um geoparque reconhecido pela Unesco, o Geopark Araripe, e um dos principais museus de paleontologia do país, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens. Também conta com um Núcleo de Práticas Jurídicas e um Núcleo de Acessibilidade.

O vice-reitor, Lima Júnior, fala da relevância de uma boa gestão e os benefícios para a comunidade acadêmica. “O resultado de ações articuladas, formam profissionais para atuarem na educação básica, no campo das ciências aplicadas e jurídicas, nos segmentos da saúde, das engenharias e tecnologias. Confere à Urca importante papel por criar e organizar conhecimentos, constituindo-se numa das maiores capacidades instaladas de pessoas qualificadas do interior do Nordeste brasileiro.”, disse.

Assessoria de Comunicação/Urca

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis