Dores de garganta? Alivie os sintomas com 3 receitas infalíveis

Às vezes, a dor surge do nada e tão de repente que a gente fica sem saber o motivo. Ou pode começar incomodando um pouco e vai crescendo, causando dor e ardência fortes na garganta. De qualquer jeito, as dores de garganta pode ser o primeiro sintoma de uma gripe ou um resfriado. É um problema que deixa qualquer um péssimo: não dá para comer direito, a voz fica estranha ou some, e a pessoa se sente mal e fraca, dependendo da causa do problema. Na maioria dos casos, bastam uns remedinhos paliativos para ajudar a melhorar as dores de garganta, como os que ensinamos a seguir. Para prepará-los, não recorra a invencionices! Basta usar os produtos que você tem na despensa nessas receitas caseiras.

Coquetel picante de mel e vinagre

Os ingredientes desta mistura matam germes, aliviam a dor e a mucosa irritada da garganta.
  • ½ xícara de vinagre de maçã
  • 4 colheres (sopa) de mel cru
  • 1 colher (chá) de pimenta-de-caiena
  • ½ xícara de água morna
1. Misture bem o vinagre, o mel, a pimenta e a água.
2. Tome de uma a duas colheres de sopa desse coquetel a cada três ou quatro horas.

Colutório agridoce

Faça este gargarejo doce e salgado, de ação levemente antisséptica e supersuavizante.
  • 2 colheres (sopa) cheias de açúcar mascavo
  • ½ colher (chá) de sal
  • ¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 950 ml de água morna
1. Num frasco de vidro com tampa hermética, misture o açúcar mascavo, o sal, o bicarbonato de sódio e a água morna. Agite bem antes de usar.
2. Use ½ xícara da mistura como gargarejo sempre que necessário.

Mistura de mel com tabasco

Uma maneira prática de se livrar da garganta inflamada é usar mel e tabasco.
  • 1 colher de chá de mel
  • 240 ml de água morna
  • ½ colher de chá de tabasco
1. Misture rapidamente com o batedor de claras o mel com a água morna. Em seguida, adicione ½ colher de chá de tabasco.
2. Caso ache muito picante, experimente adicionar apenas algumas gotas de cada vez. Beba a mistura lentamente.

Outras soluções caseiras

Combata a dor com vinagre
Assim que sentir a garganta começar a incomodar, recorra ao vinagre, que tem ação germicida, para afugentar a infecção. O que acontece é que a maioria dos germes não consegue sobreviver no ambiente ácido que o vinagre cria. Basta misturar ¼ de xícara de vinagre de maçã e ¼ de xícara de água morna e fazer um gargarejo de hora em hora.
Salve a sálvia!

Essa erva aromática contém elementos que combatem bactérias, vírus e fungos. Além disso, a sálvia é levemente adstringente, ajudando a desinchar a mucosa da garganta, podendo ainda diminuir a inflamação que causa as dores de garganta. Entre os especialistas em ervas, a sálvia é considerada excelente ingrediente de gargarejos para dor de garganta. Veja como fazer: com uma colher de chá de sálvia seca, faça um chá com uma xícara de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 15 a 20 minutos, até a temperatura ficar tolerável para o gargarejo. Faça gargarejos quantas vezes forem necessárias.

Como urso atrás do pote de mel
O mel é usado como remédio para dor de garganta há milhares de anos. Mesmo os povos antigos sabiam que o mel tem ação antisséptica, trazendo alívio à mucosa inflamada e irritada da garganta. 

Veja três maneiras de aproveitar ao máximo os benefícios curativos do mel:
  • Adicione três colheres de chá de mel e um pouco de suco de limão a uma xícara de água quente e beba em seguida.
  • Faça um chá de sálvia e adoce a gosto com mel.
  • Faça um chá-verde, preto ou de ervas, junte mel e um pouco de suco de limão.
Cuidado: jamais ofereça mel a bebês com menos de um ano

Aproveite os poderes da hortelã
Os curandeiros de tribos nativas da América do Norte e os chineses têm algo em comum: usam chá de hortelã para tratar dor de garganta. O motivo? A hortelã é rica em compostos que acabam com a inflamação, a dor e os germes. Essa erva de sabor peculiar contém oito compostos anestésicos que oferecem alívio rápido (embora temporário) às dores de garganta. Para obter alívio, faça um chá bem forte de hortelã usando dois saquinhos da erva numa xícara de água fervente. Cubra e deixe esfriando até amornar; depois use como gargarejo.

Não faça gargarejo de chá de hortelã em crianças menores de dois anos

Dê uma chance à manjerona
Graças às suas propriedades bactericidas e analgésicas, a manjerona é muito usada na Europa para tratar vários problemas respiratórios e inflamatórios simples. Um tratamento comum para dor de garganta e laringite é fazer gargarejo usando chá de manjerona adoçado com mel. Ponha uma colher de chá da erva seca numa xícara de água fervente. Deixe descansar por cinco minutos, escorra e depois misture com uma colher de chá de mel. Faça gargarejos conforme a necessidade.
Adoce a boca

A camomila combate inflamações e age como um sedativo leve, algo muito útil quando a dor de garganta nos tira do sério. Faça um chá bem forte com quatro saquinhos de chá em dois copos de água fervente. Cubra e deixe em infusão por 10 minutos. Faça gargarejo com metade do chá. À outra metade, junte o mel para adoçar e tome.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis