Bilhete Único: saiba como fazer o cadastro no Cariri

Pagar uma só passagem para fazer trajetos em linhas de ônibus metropolitanas virou realidade e uma grande economia no bolso do cearense em 2016, quando o Governo do Ceará, por intermédio da Secretaria das Cidades e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), implementou o Bilhete Único Metropolitano de Fortaleza. A experiência deu tão certo que no ano seguinte foi lançado também na Região do Cariri.

Com o cartão em mãos, o usuário pode circular pelos 14 municípios ligados à capital pagando valor único em até 3 horas de deslocamento. Deste modo, milhares de pessoas que estudam, trabalham ou precisam transitar com frequência entre essas cidades fazem uma economia de tempo e dinheiro. Na RMF, já são quase 75 mil beneficiados e foram realizadas mais de 17 milhões de viagens. Já no Cariri, a integração acontece entre os sistemas de transporte urbano e metropolitanos das cidades de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Missão Velha. O intervalo para realização das viagens é de até duas horas. Já se contabiliza quase 1 milhão de viagens realizadas e mais de 10.000 pessoas cadastradas.

Cadastramento
O cadastramento e o cartão do Bilhete Único Metropolitano são gratuitos. Basta levar original e cópia de CPF, RG e comprovante de endereço com CEP a qualquer um dos postos de cadastramento instalados na sua região. Na recarga, você pode inserir o valor que desejar. Em 10 dias úteis, você poderá retirar o cartão do Bilhete Único Metropolitano com o seu nome e a sua foto.

Posto de Cadastramento no Cariri
  • JUAZEIRO DO NORTE
Av. do Agricultor, Box 324 - Salgadinho, Juazeiro do Norte/CE (Terminal Intermunicipal, Centro de Apoio aos Romeiros)

De segunda a sexta, das 7h às 18h30min

O Cartão do Bilhete Único
O Bilhete Único Metropolitano é um cartão eletrônico que armazena créditos em passagens para serem usados nos sistemas de ônibus metropolitano e urbano. Ao embarcar em um ônibus metropolitano ou urbano da sua região, basta passar o cartão no validador que automaticamente a passagem será debitada e a catraca será liberada. Com o Bilhete Único Metropolitano, os direitos dos estudantes e idosos continuam garantidos. Ele é de uso pessoal e intransferível, portanto, é muito importante que você use corretamente o seu cartão e não o empreste a ninguém.

Como agir em caso de perda ou roubo?
Em caso de perda e roubo, o bloqueio poderá ser feito através do 0800 085 0085. Durante a ligação é preciso informar alguns dados cadastrais, como os números do CPF e RG. O bloqueio também pode ser feito pelo site, clicando na aba “Bilhete Único”.

Como tirar a 2ª Via?
A exemplo de qualquer cartão vale-transporte, o usuário pagará pela 2ª via do Bilhete Único Metropolitano o valor correspondente a 10 tarifas do sistema urbano de Fortaleza, para o Bilhete Único Metropolitano da Capital ou 10 tarifas do sistema urbano de Juazeiro do Norte, no caso do Bilhete Único do Cariri
O boleto pode ser emitido pelo site e a entrega é realizada nos seguintes endereços:
  • Fortaleza e região Metropolitana – Sede do Sindiônibus (Av. Borges de Melo, 60, Bairro Aerolândia – Fortaleza)
  • Cariri – Empresa Viametro (Rua Pedro Duda, 338 A, Bairro Triângulo – Juazeiro do Norte
Para receber a segunda via, será necessário apresentar um documento original com foto.

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Addthis