Réplica do ‘Trono de Ferro’ da série Game of Thrones está exposta em Crato

Depois do Trono de Ferro, da série Game of Thrones (HBO), visitar a praia de Morro Branco, em Beberibe, foi a vez do Crato, no Cariri cearense, esbanjar sua própria réplica. A peça, que pesa 150 quilos, está exposta, desde ontem, na Feira Cariri Criativo, no Largo da RFFSA, e já atraiu dezenas de fãs. Os visitantes que quiserem conhecer, fotografar ou até mesmo sentar no objeto, o trabalho ficará disponível até o próximo domingo (14).

Na série de sucesso mundial, o Trono de Ferro foi construído por Aegon I Targaryen, “o Conquistador”, primeiro rei dos Sete Reinos, que ordenou sua criação com espadas fundidas dos inimigos que venceu. Supostamente, mil lâminas foram utilizadas, aquecidas pelo fogo soprado pelo dragão Balerion. A forja levou 59 dias. Na trama, o objeto é simbolo de poder em Westeros.

Já a réplica do Cariri, saiu das mãos do artista visual Francisco dos Santos, de 48 anos, um dos coordenadores do Shanadú Ateliê Escola, de Juazeiro do Norte. A peça mede dois metros de altura e sua estrutura foi feita de madeira com fibra de vidro e rezina. Ela levou dois meses para ser concluída, incluindo a parte de pesquisa. O Trono foi confeccionado em 2017 e, agora, ele aproveitou a estreia da última temporada da série, que acontece no próximo domingo, para expor seu trabalho.

“Um dos objetivos principais era que a galera jovem, que gosta da série aqui, tivesse acesso ao trono. No mesmo período, em 2017, tinha surgido em Fortaleza uma réplica. Para o pessoal não se deslocar, eu criei. Os caririenses merecem também”, justifica Francisco. Fã da cultura pop e telespectador de Game of Thrones, o artista trabalha com desenho, pintura e escultura desde a adolescência e já expôs outros trabalhos, como réplicas de dinossauros encontrados no Cariri.

Para os fãs da série, a exposição do Trono foi uma surpresa. “Eu nem sabia. Estava numa reunião. Aí um colega viu nas redes sociais e me avisou. Assim que a reunião terminou, eu vim. Eu achei legal. Tirei algumas fotos. Estou ansioso para o retorno da série”, admite o estudante Artur Dias.

#ForTheThrone
Recentemente, a HBO, canal de televisão por assinatura norte-americano que produz a série, divulgou uma campanha motivando os fãs de Game of Thrones a encontrar seis tronos escondidos ao redor do mundo. Um deles estava no Ceará, entre as falésias da praia de Morro Branco, em Beberibe. Batizada de #ForTheThrone, “a busca pelo Trono”, a publicidade tem cativado os telespectadores.

(Colaborou: Alana Maria)

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis