Olavo de Carvalho poderá assumir o posto de patrono da Educação brasileira no lugar de Paulo Freire

Olavo de Carvalho, astrólogo e guru de Bolsonaro
Em uma entrevista divulgada por vídeo nesta segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que vai mudar o patrono da Educação brasileira, título concedido ao educador e filósofo Paulo Freire, que morreu em 1997. A entrevista foi ao ar no canal do YouTube "Esther e famosos", da repórter mirim Esther Castilho.

Durante a conversa, ele não mencionou o nome de Freire, que vem sendo bombardeado por Bolsonaro e seus seguidores desde a campanha eleitoral, mas destacou o plano de trocar por outra pessoa.

A apresentadora mirim falava com Bolsonaro que tinha projetos para educação quando ele disse que procurava outro nome para ocupar o cargo e brincou que poderia ser uma "patrona".

— Quem sabe nós temos uma patrona da Educação e não mais um patrono muito chato, não precisa falar quem é, que nós temos até o momento. Ele vai ser mudado, estamos esperando alguém diferente — afirmou o presidente.

Freire foi reconhecido em 2012 como patrono da Educação brasileira por uma lei federal sancionada pela então presidente Dilma Rousseff, originada de um projeto apresentado pela deputada Luiza Erundina (PSOL-SP). O educador dedicou parte de sua vida à alfabetização e à educação da população pobre.

Paulo Freire, reconhecido em todo o mundo com um dos
maiores nomes da Educação em todos os tempos
A obra de Freire mais conhecida, "A Pedagogia do Oprimido", foi traduzido em mais de 20 idiomas. Estudo de 2016 feito na London School os Economics afirma que é a terceira obra mais citada em trabalhos na área de humanas. Também aparece como único título brasileiro na lista dos cem mais referenciados por universidades de língua inglesa.

Apesar do reconhecimento internacional, Freire vem sendo alvo do presidente; do ministro da Educação, Abranham Weintraub; e dos filhos do presidente. Recentemente, Eduardo e Carlos Bolsonaro manifestaram críticas a Paulo Freire nas redes sociais.

Abraham Weinatrub associou, na cerimônia de posse como ministro, os baixos indicadores de educação brasileiros à metodologia de Paulo Freire. Bolsonaristas passaram a defender que Olavo de Carvalho, ideólogo da direita, fez mais pela educação que Paulo Freire.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Um comentário:

AddThis