Ampliação do Raio para o Interior eleva o número de armas apreendidas pela Polícia

O investimento feito pelo Governo do Estado na ampliação de equipes do Raio para o Interior potencializou o número de capturas de infratores e de apreensões de materiais ilícitos, com destaque para armas de fogo e drogas. No primeiro trimestre deste ano, as composições do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam 352 armas somente nos municípios do Interior, o que significa um crescimento de 127% de armas apreendidas se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram recolhidas 155 armas. Nesse mesmo período de 2018, o Raio atuava em apenas 13 municípios do Interior. Hoje, existem unidades em 42 municípios espalhados nas principais regiões do Ceará, sendo 11 na Região Metropolitana de Fortaleza e 31 no Interior.

A execução das ações policiais do Raio contribui para reduzir o tempo-resposta das ocorrências e amplia a cobertura da presença policial em localidades onde as viaturas policiais tinham dificuldade para entrar. Junto ao trabalho das equipes do Raio, o sistema de videomonitoramento se tornou um grande aliado que permite aos policiais enxergarem além do que o olho humano pode alcançar. Por meio do monitoramento das imagens, os raianos são os primeiros a chegarem às ocorrências, aumentando a eficácia do serviço policial e impactando diretamente na vida do cidadão.

Com uma formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar com mais facilidade ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático. Atualmente, o Raio possui 2.387 policiais militares atuando em 42 municípios do Interior e na Capital. Conta ainda com 1.340 motocicletas e 74 viaturas.

Raio no Interior
O processo de interiorização do Raio iniciou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizarem as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante, Lavras da Mangabeira, Viçosa do Ceará e Trairi. Ou seja, o Raio opera hoje em todos os 30 municípios mais populosos do Estado.

O próximo passo é levar para as cidades com mais de 30 mil habitantes a estrutura do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), com efetivo especializado para combater os crimes nessas localidades. Hoje, a cobertura de atuação das composições do Raio já abrange alguns territórios dessas cidades.

Municípios onde o Raio está instalado

01. Acaraú
02. Aquiraz
03. Aracati
04. Barbalha
05. Baturité
06. Beberibe
07. Boa Viagem
08. Brejo Santo
09. Camocim
10. Canindé
11. Cascavel
12. Caucaia
13. Crateús
14. Crato
15. Eusébio
16. Granja
17. Horizonte
18. Icó
19. Iguatu
20. Itapajé
21. Itapipoca
22. Juazeiro do Norte
23. Lavras da Mangabeira
24. Limoeiro do Norte
25. Maracanaú
26. Maranguape
27. Mombaça
28. Morada Nova
29. Pacajus
30. Pacatuba
31. Parambu
32. Quixadá
33. Quixeramobim
34. Russas
35. Santa Quitéria
36. São Benedito
37. São Gonçalo do Amarante
38. Sobral
39. Tauá
40. Tianguá
41. Trairi
42. Viçosa do Ceará

Assessoria de Imprensa/Governo do Estado do Ceará

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis