Por que beber água é importante? Veja 6 dicas para se manter hidratado

Não deve ser novidade para você ouvir a recomendação de beber uma quantidade suficiente de água todos os dias. Diversos especialistas apontam que esse é um hábito que deve ser adquirido por todos. Mas por que beber água é importante? Quais os principais benefícios que ela traz? Entenda como o líquido pode fazer diferença em sua vida e como beber mais todos os dias com técnicas simples!

Como você já deve saber. beber água é um dos hábitos mais importantes para ter uma vida saudável. Além de trazer inúmeros benefícios para o corpo inteiro, a água trata dos rins, que, sem ela, podem desenvolver pedras. Elas se formam quando os rins não têm fluido suficiente para dissolver o cálcio e outras substâncias que o organismo processa regularmente.

O que acontece quando o organismo se você não beber água o suficiente?
As consequências de não beber água diariamente e em quantidades suficientes podem variar, mas geralmente resultam em diversos problemas. Entenda alguns deles:

1. Seu intestino pode ficar desregulado
A reabsorção de nutrientes no intestino é essencial para garantir que seu corpo receba todo o necessário para se manter saudável. Quando não há água suficiente, no entanto, os resíduos se solidificam e podem causar desconforto e dores abdominais, além de hemorroidas.

2. Fadiga em excesso
A água também é necessária para que as células trabalhem e produzam energia suficiente para o corpo funcionar. Quando ela está em falta, as células trabalham menos para gastar menos energia, o que pode gerar cansaço e fadiga.

3. Problemas nos rins
Talvez um dos problemas mais conhecidos e imediatos em não beber água seja o impacto que a falta do hábito possui sobre os rins. Os órgãos são os responsáveis diretos pela filtragem e limpeza do organismo, e necessitam de água para isso. A partir daí podem surgir os temidos cálculos renais, que causam dores enormes.

4. Dores nas articulações
Assim como o corpo humano em geral, as cartilagens são formadas em grande parte de água. Portanto, quando ela está em falta, podem aparecer problemas nas articulações.

Não consigo beber água suficiente todos os dias. O que posso fazer?
Muitas pessoas não conseguem beber a quantidade necessária de água por dia para o corpo. Esse número varia de pessoa para pessoa, mas estima-se que, para um adulto saudável, 2 L  sejam necessários para manter o organismo funcionando. Mas como dar conta de beber tudo isso? Separamos 6 truques simples que vão te ajudar a se manter hidratado:

1. Use um alarme no telefone
Configure o celular para lembrá-lo de beber. Essa é uma forma simples de não se distrair com as cobranças do dia a dia, que podem fazer você se esquecer de ingerir um pouco do líquido. Tente dividir os horários regularmente.

2. Varie os tipos que você bebe
Aumente o nível de hidratação incorporando no dia a dia as águas saborizadas ou com gás. A com gás tem o mesmo benefício da água comum, e frutas dão sabor. Aliás, você sabia que refrigerantes caseiros podem ser feitos com água com gás? Pois então confira essas receitas incríveis.

Mas fique longe da água tônica, que tem sódio e açúcar adicionados! Você também pode comer frutas e legumes com alto teor de água, como melancia, pepino, tomate, uva e cereja. Inclusive, descubra quais são as frutas da estação e aproveite!

3. Opte por uma garrafa com marcação
Garrafas que indicam a quantidade no plástico são úteis para saber quanto você está tomando por dia. Se você não tiver alguma assim, não tem problema: faça você mesmo a marcação usando uma caneta.

4. Ponha a garrafa na geladeira
Embora a temperatura varie de pessoa para pessoa, é mais provável beber mais água quando ela está gelada.

5. Antes de comer, beba um copo
Além de fazer você beber um pouco mais de água por dia, beber antes de comer por ajudar você a perder peso, de acordo com um estudo publicado na revista Obesity.

6. Chás, leite e isotônicos também podem ajudar
Chás de ervas, leite e isotônicos podem contribuir para a hidratação, desde que não contenham nem açúcar demais. A cafeína pode ter um leve efeito diurético e estimular os rins a eliminarem água, enquanto os refrigerantes açucarados “tiram água do tecido circundante para diluir o açúcar concentrado e reduzem a hidratação”, de acordo com pesquisadores. Os chás, além de hidratar, podem trazer inúmeros benefícios ao organismo.

Depois de todas essas dicas a gente espera que você tenha uma vida mais hidratada. A água, além de matar a sede, traz muitos nutrientes e minerais para o seu organismo e melhora a pele. Beba água sempre!

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis