Deputados americanos chamam Bolsonaro de líder 'com discurso de ódio, misógino e racista' e criticam recepção de Trump

Cinco parlamentares da bancada progressista americana enviaram uma carta ao secretário de Estado Mike Pompeo condenando Donald Trump por ter recebido e feito elogios ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Eles tiveram o primeiro encontro oficial na semana passada, na Casa Branca, em Washington, nos Estados Unidos.

A carta ressalta que houve um aumento na violência e ameaças contra grupos minoritários desde a vitória do presidente brasileiro, citando o exemplo do deputado federal Jean Wyllys, que renunciou o cargo após ameaças de morte e pediu asilo no exterior, e do assassinato da vereadora Marielle Franco.

O grupo diz que "Bolsonaro e seus filhos parecem manter laços com as milícias assassinas no Rio de Janeiro, incluindo os responsáveis pelo assassinato da proeminente afro-brasileira, a política LGBTQ e defensora dos direitos humanos Marielle Franco, há um ano".

"Seu governo agora está apoiando uma iniciativa que deve enfraquecer ainda mais a prestação de contas em torno dos assassinatos cometidos pela polícia, que visam desproporcionalmente a juventude afro-brasileira", diz a carta.

A crítica destaca ainda que "em um momento em que o extremismo da direita está em ascensão em todo o mundo, os Estados Unidos devem defender valores universais como a tolerância e o respeito pelos direitos humanos".

Em um dos trechos, afirmam: "Em vez de lançar o tapete vermelho para Bolsonaro, os Estados Unidos devem pedir ao presidente do Brasil que respeite os direitos humanos de todos os brasileiros e que respeite os compromissos de seu país em promover proteções ambientais e direitos indígenas sob tratados internacionais”.

No documento, eles relatam também a preocupação com o chefe de Estado que "tem uma longa história de discurso de ódio homogêneo, misógino e racista, elogiou a tortura e expressou admiração pela ditadura militar do Brasil, e prometeu proteger as proteções para a Amazônia e suas comunidades indígenas".

Os parlamentares compararam Bolsonaro com o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em uma referência à política de “atirar para matar” das polícias brasileiras.

A carta é assinada pelos deputados Mark Pocan, Pramila Jayapal, Ro Khanna, Ilhan Omar e Raúl M. Grijalva.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis