Choveu 25% abaixo da média no Cariri em janeiro

A chamada “quadra invernosa” – meses que registram o maior volume de precipitações no Ceará – acontece de fevereiro a maio. Já no Sul do Estado é diferente: entre janeiro e abril se concentram as principais chuvas. Porém, no primeiro mês do ano, a macrorregião do Cariri registrou 109,9 milímetros de chuvas, ou seja, 25,6% abaixo da média para este período: 147,7 milímetros. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Os únicos municípios que registraram chuvas acima de suas médias históricas no mês de janeiro, no Cariri, são Abaiara e Crato. No primeiro, foi observado 178 milímetros, ou seja, houve um desvio positivo de 18% (150 mm). Já o segundo, choveu 199.3 milímetros, que representa 4,7% acima de sua média histórica (190,4 mm).

Do outro lado da balança, Granjeiro teve o maior desvio negativo no primeiro mês do ano. Lá, foram observados 64,5 milímetros em janeiro, que representa 59,9% abaixo de sua média histórica (160,8 milímetros). Barbalha também registrou um volume 54,6% menor que sua média (197,3 mm), tendo acumulado 89,5 milímetros de chuvas.

Preocupação
O açude do Junco, que abastece a cidade de Granjeiro – menor município da região do Cariri, com população estimada de 4.459 pessoas – apresenta 9,63% de sua capacidade, segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Ano passado, o reservatório secou e foram necessárias as perfurações de três poços no seu interior. Atualmente, o sistema de abastecimento de Granjeiro está sendo realizado por meio de poços tubulares.

Castanhão 
As chuvas na região do Cariri são importantes para a recarga hídrica do Açude Castanhão, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Isso porque o Rio Salgado é um dos afluentes do Rio Jaguaribe, que deságua no maior reservatório do Estado. Hoje, a estrutura tem apenas 3,58% de sua capacidade.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis