Crato recebe curso sobre medição de poluição sonora

A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) realizará, nesta quinta-feira (20), no Geopark Araripe, no Crato, o curso Medição, Controle e Monitoramento da Poluição Sonora. O treinamento de oito horas é dirigido aos técnicos de meio ambiente dos municípios do Cariri. Representantes do Ministério Público, das polícias Militar e Civil, consultores, professores e interessados da região também podem participar.

O programa do curso inclui a legislação referente à fiscalização ambiental do conforto acústico e práticas com o medidor de pressão sonora digital do tipo 1, previsto na Norma Brasileira da NBR nº 10.151/2000, da Associação Brasileira de Normas Técnicas. Ao final da capacitação, os alunos receberão certificado e estarão aptos a fazer medições em indústrias, comércios, obras, bares, casas de show e outros estabelecimentos.

O curso é gratuito. Interessados podem solicitar informações e inscrição na Semace, pelo telefone (88) 3102.1288.

Decibelímetro digital
A Semace dispõe de quatro decibelímetros digitais, que são utilizados na elaboração de laudos de ações de fiscalização e de licenciamento ambiental. “A Semace está qualificada para fazer as nossas medições, tendo equipamento calibrado, aferido e adequado”, afirmou o técnico da Semace e professor do curso, Alexandre Pinto. “Porque se não tiver esse aparelho, ou não for adequado, ou não puder ser calibrado pelo INMETRO, o laudo não é válido”, completou.

Assessoria de Comunicação/Semace

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ShareThis