Escritor e ativista Nelson Maca apresenta performance no Crato

O poeta, professor e ativista baiano Nelson Maca apresenta, na próxima terça-feira (23), a performance “Na Rota da Rima”, que mistura música e poesia e aborda questão da negritude. O espetáculo, que faz parte do projeto nacional do Sesc chamado Arte da Palavra em seu circuito Oralidades, será exibido na Escola Polivalente Governador Adauto Bezerra, às 9h30, e no Teatro da Unidade Sesc local, às 19h30. A entrada é gratuita.

O monólogo é formado por um conjunto de poemas autorais, que transitam entre o belo e o bélico. Em seu universo criativo, Nelson Maca encena versos que exploram temas, formatos e ritmos da diáspora africana, dialogando com elementos expressivos da música, do teatro, das artes plásticas e da indumentária negra. O artista apresenta narrativas históricas, reflete sobre as heranças da escravidão e explora relatos e figurações do candomblé, a exemplo da simbologia dos Orixás.

Além disso, valoriza, ética e esteticamente, a luta contra o racismo, relevando reflexões políticas e raciais e autobiográficas. Com forte carga rítmica e apelo sonoro, aleitura dos poemas aproxima traços de diferentes linguagens faladas, como o rap, o soul, o funk carioca, o dub poetry (declamações musicais) e o slam poetry (recital), bem como o poema batuque.

Concebida originalmente para o projeto do Sesc, Na Rota da Rima começou sua circulação em Santa Catarina, em junho, passando pelo Espírito Santo, Tocantis e Mato Grosso. Em julho, e encerrará seu circuito em Pernambuco, num total de 15 cidades.

O projeto
O projeto Arte da Palavra tem como objetivo levar a literatura para todas as regiões do país.  A ideia é estimular a formação de novos leitores e divulgar novos autores. Nesse sentido, busca igualmente destacar novas formas de produção e fruição literária. São três eixos, um voltado para a escrita, outro para apresentações que privilegiam a oralidade, e um terceiro voltado para a reflexão e criação literária. A seleção dos escritores e artistas que participam do projeto é feita por curadoria composta por especialistas do Sesc de todo o país.

O poeta
Nelson Maca é poeta, militante do Movimento Negro e professor de Literatura Brasileira da Universidade Católica de Salvador. Fundou o Coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia, que articula eventos como o Sarau Bem Black, Slam Lonan, Encontro de Literatura Divergente e a Balada Literária da Bahia. Participou de várias coletâneas de poesia e lançou o livro de poemas Gramática da Ira (2015). Lançará na segundo semestre de 2018 o livro de contos Relatos da Guerra Preta.

Além da performance Na Rota da Rima, também circula com a performance CandomBlackesia: Axé e Poesia na Batida, que estreou em 2014 no XX Panorama Percussivo Mundial (PERCPAN), na qual é acompanhado pelo Afro-Power-Trio. Já se apresentou com artistas como Ellen Oléria, Vox Sambou (Haiti), Mariella Santiago, IFÁ Afrobeat e André Sampaio & os Afromandingas, entre outros.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis