IFCE Crato promove seminário sobre patrimônio imaterial arqueológico

Estão abertas até o dia 10 de outubro as inscrições do I Seminário Cearense sobre Patrimônio Imaterial Arqueológico, que será realizado nos dias 19 e 20 de outubro no Sítio Mororó, na zona rural do município de Santana do Cariri. O evento é organizado pelo campus de Crato do IFCE e pela Associação de Moradores do Sítio Mororó. As inscrições podem ser feitas pelo site.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Verioni Bastos, a ideia é promover a integração com a comunidade, que é formada por descendentes dos índios Kariris e também está empenhada na organização do evento. "Buscamos valorizar, promover e desenvolver as pesquisas e a conscientização sobre o valor que o patrimônio imaterial da nossa região possui, além de entrar em diálogo com a comunidade para desenvolver políticas de conservação e preservação do patrimônio imaterial arqueológico".

Além de participar de palestras, mesas redondas, rodas de conversa e oficinas, os participantes também poderão fazer trilhas ecológicas no local, visitar o sítio arqueológico em que foram encontrados artefatos indígenas e conhecer os mestres de cultura em seu ambiente. "A gente acredita que é dessa forma que podemos compreender o patrimônio que nos pertence aqui na Chapada do Araripe", explica Verioni.

A programação também conta com grupos de trabalho, que recebem submissões de artigos, e um concurso de fotografia sobre a temática. Os participantes podem submeter seus trabalhos para grupos sobre novas abordagens para patrimônio imaterial, plantas medicinais, povos originários e seus saberes e o uso da tecnologia da informação na área, entre outros temas.

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis