UFCA e Sesc lançam revista que homenageia poeta caririense Geraldo Urano

Uma animada conversa sobre literatura e jornalismo regada à recitação de poemas e música marcaram, na noite de ontem (3), o lançamento da revista “Pequiá de Literatura”, no campus local da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Na edição inaugural, um passeio pela memória de um dos maiores poetas do Cariri, Geraldo Urano, falecido ano passado, autor de “O Prato de Estrelas” e o “Ferrolho do Abismo”, resenhas, indicações de leitura e poesias.

A literatura do Nordeste, particularmente do Cariri, será o eixo da publicação, com a divulgação da literatura do passado e do presente através de entrevistas em profundidade, perfis e debates sobre o livro e a leitura.  A revista publicará também contos e poemas de autores nordestinos.

“A literatura é uma  maiores expressões da alma humana e o Jornalismo, desde o Século XIX, um dos principais suporte do discurso literário”, disse o professor orientador José Anderson Sandes. A revista foi concebida pelo programa cultura da unidade de Crato do Serviço Social do Comércio (Sesc), em parceria com a pró-reitoria de Cultura da UFCA e executada pelos estudantes de Jornalismo. O design gráfico é da professora Fernanda Loss.

Durante o lançamento, estudantes do curso de Jornalismo recitaram poesias publicadas na revistas – todas escritas em homenagem a Geraldo Urano, um poeta que passou pela contracultura, mas falou de coisas simples do cotidiano, das miudezas e magnitudes, com singularidade e universalidade. Sua irmã, Lídia Batista, leu poemas de Urano e seu sobrinho, João, deu uma canja cantando músicas do tio.

O próximo número da revista trará um perfil de Ana Miranda, cujo livro Samiramis tem passagens marcantes pelo Crato de Bárbara de Alencar. Publicará ainda entrevista com poetas do Cariri, contos, poesias e resenhas.  A Pequiá – nome derivado de Pequi, fruto nativo da chapada do Araripe – será distribuída nas bibliotecas das unidades cearenses do Sesc e nas escolas públicas do Cariri.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis