Vinagre de álcool, o único com 1002 utilidades

Vinagre com álcool é vida! Sabe aquela cola pegajosa do rótulo de embalagem que não desgruda? Ou o mofo, que mesmo após esfregar, não sai do rejunte? Ou até mesmo as manchas de queimado das panelas? Para tudo isso e muitas outras situações existe o vinagre de álcool.

Pode até parecer um comercial publicitário de uma marca do produto, mas não é.

Pelo contrário, as grandes produtoras do composto não exploram este potencial do líquido obtido a partir da fermentação do ácido existente em algumas bebidas ou frutas, como o vinho e a maçã. As utilidades do vinagre vão muito além dos seus tradicionais usos na culinária.

O segredo do vinagre é o seu alto índice de acidez, que corrói a sujeira e elimina germes e bactérias. Melhor ainda é o baixo preço e o fato de uma garrafa do produto (em média 750 ml) render bastante. Outro pró do vinagre é ajudar o meio ambiente substituindo produtos químicos por algo bem mais natural.

Como é corrosivo, o vinagre não deve ficar muito tempo em contato direto com os objetos de plástico, aço, louças, além pisos e rejuntes.

Vinagre branco para limpeza

Limpar a geladeira:
Uma das funções do vinagre é limpar restos de alimentos e resíduos dentro do refrigerador. Basta umedecer um pano com o produto e esfregar em suas prateleiras e paredes. A sua geladeira estará limpa de novo!

Limpar a máquina de lavar roupa e louça:
Outra utilidade do vinagre é retirar o acúmulo de sabão. A dica é colocar uma xícara de vinagre nas máquinas vazias, mensalmente, para limpar. Use no ciclo de limpeza completo, sem o sabão.

Vinagre branco para desinfetar

Desinfetar colchões molhados:
Quem tem filho pequeno ou pets em casa sabe que as vezes o colchão amanhece molhado de xixi e não é fácil limpar ou eliminar o forte cheiro. O vinagre branco também ajuda nestes casos. A dica é passar um pano bem molhado, numa solução com 75% de vinagre e o restante de água, na região suja. Depois, coloque uma camada fina de bicarbonato de sódio sobre o local e deixe agir por 24 horas. No dia seguinte retire a pasta que se formou com um pano úmido.

Eliminar os germes do banheiro:
O vinagre branco, devido ao seu alto índice de acidez, também mata germes e bactérias. Para desinfetar o banheiro basta borrifar abundantemente, nos locais desejados, uma solução com 75% de vinagre e 25% de água. Depois retire o líquido com um pano levemente umedecido.

Vinagre branco para remover manchas

Remover manchas de louças:
Sabe aquela mancha de café no fundo das xícaras e canecas? O vinagre de álcool também ajuda a tirá-las. Basta misturar a mesma proporção do líquido e de sal. Depois esfregue no local, delicadamente, com uma esponja pelo lado amarelo para não riscar.

Limpar o rejunte:
É um pouco trabalhoso, mas o resultado vale a pena. Misture duas xícaras de vinagre e duas colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio. Borrife a solução no rejunte e deixe agir por 10 minutos. Importante não ultrapassar este tempo para não corroer o rejunte. Depois basta esfregar com uma vassoura a "trilha" do rejunte e retirar a sujeira com um pano de chão.

Remover manchas do tapete:
Misture duas colheres de sopa de vinagre branco com 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio. Esta solução milagrosa irá se transformar numa pasta que deverá ser esfregada, com uma esponja, no local da mancha. A mistura é muito útil para resíduos de café, chocolate, refrigerante, ketchup e colas.

Remover manchas de sabão do box:
Basta encharcar uma esponja com vinagre branco e esfregar, de leve, no box e nas paredes do banheiro. A solução irá quebrar as partículas de sabão e deixar o vidro e os azulejos higienizados e limpos. Na sequência, enxague com água corrente.

Vinagre branco para eliminar odores

Eliminar cheiros do microondas:
O vinagre ajuda a acabar com aquele cheiro indesejável no utensílio doméstico. Basta colocar meia xícara de vinagre e o restante com água dentro de um vasilhame próprio para microondas e deixar ferver. Quando a solução vazar no prato de vidro desligue o aparelho e deixe fechado por cinco minutos. Depois, lave o prato. 

Acabar com odores de potes plásticos:
A melhor forma de eliminar aquele cheiro de comida dos recipientes plásticos é limpando o pote com uma esponja, pelo lado amarelo, e vinagre branco. Após terminar, lave o vasilhame com sabão e água e deixe secar com a tampa aberta.

Fonte: Guia do Litoral/UOL

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis