Prisão de Lula deve impulsionar "lulismo" no Norte e Nordeste, diz professor

Região que historicamente dá mais votos ao PT nas eleições presidenciais, o Nordeste deve seguir com grande influência do "lulismo", mesmo com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste sábado (7).

Para o doutor em ciências politicas e professor da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) Adriano Oliveira, o lulismo não só seguirá forte, como a prisão do petista dá um argumento extra para a campanha presidencial de um indicado por ele às eleições de outubro.

"Acredito que Lula solto poderia levar um candidato apoiado ao segundo turno. Ele preso, tenho a hipótese de que o lulismo é reforçado. Ou seja, nesse ponto de vista, é melhor ele preso", afirma.

A explicação estaria no sentimento popular de perseguição política na condenação, já que outros políticos também denunciados por corrupção estão livres e devem se candidatar --embora haja políticos presos de outros partidos como os ex-presidentes da Câmara Eduardo Cunha e Henrique Eduardo Alves e o ex-governador do Rio Sérgio Cabral, todos do MDB.

"A minha hipótese --ainda sem uma pesquisa que mostre isso-- é que ele vai ser vitimizado porque o questionamento que vemos das pessoas é: por que só Lula foi preso? Esse argumento está presente em vários grupos qualitativos que pesquisamos do Norte e Nordeste", diz o professor. "Ou seja, acredito que haverá aqui uma 'fujimorização' do processo. Quando Alberto Fujimori [presidente do Peru entre 1990 e 2000] foi preso [em 2007] e orientou o eleitor a partir da cadeia. Não estou comparando as pessoas, pois Fujimori era um ditador. Mas Lula também irá orientar seu eleitor da prisão", avalia.

Separação de Lula do lulismo
Para Oliveira, é preciso entender o processo e separar a pessoa Lula do lulismo, "que é um fenômeno pela manifestação do eleitor de apreço ao ex-presidente e à agenda social implantada por ele".

"Nesse sentido, a retirada do Lula do processo e a ida à prisão não terá efeito nenhum para o ex-presidente. Os votos ficarão presentes em virtude desse lulismo", comenta. 

O pesquisador afirma que a liberdade e participação de outros políticos envolvidos em escândalos até maiores de corrupção, mas não condenados, não é algo bem compreendido por grande parte da população.

"O eleitor não analisa pela dinâmica da Justiça, de que político com foro é julgado pelo STF [Supremo Tribunal Federal]. Ele entende que a Justiça é uma só", diz.

Mesmo preso, o acadêmico aposta em um bom resultado de um eventual candidato petista à Presidência no Nordeste. "O candidato do PT deve ganhar a eleição aqui. Temos um lulismo muito forte especialmente no interior, mas também em algumas capitais com Salvador. E ele estará presente, a prisão só o vitimiza", afirma.

Como exemplo, na última eleição presidencial, Dilma Rousseff venceu Aécio Neves no Nordeste, no segundo turno, com 70% dos votos válidos --a maior vantagem entre todas as regiões do país.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Um comentário:

  1. O professor Adriano Oliveira está coberto de razão.

    Lula está preso, mas o Lulismo, não ! Porque o “lulismo” não é uma pessoa, mas uma ideologia política, um sistema político que contempla todas as classes, todas as raças, todos os credos; um modelo de governo que não segrega, que não oprime, que não abandona o seu povo, sobretudo as classes menos favorecidas; um modelo político fenomenal e bem-sucedido que beneficia e ampara a população, abrangendo a sociedade como um todo.


    O Lulismo é sobretudo uma força, um desejo, um ideal, uma doutrina, uma paixão que povoa as mentes e habita os corações de mais milhões de brasileiros em todo o país.

    Luiz Inácio Lula da Silva é a semente que fez brotar esse ideal, que criou raízes e agora essa semente é uma árvore frondosa, com milhões de ramos, flores e frutos chamada Lulismo, que está mais vivo do que nunca e que nas próximas eleições resplandecerá como a luz do Sol nas primeiras horas da manhã anunciando um novo dia, uma novo começo.

    Quanto ao Lula, toda essa implacável perseguição contra ele se deve sobretudo ao fato de o ex-presidente aparecer em primeiro lugar nas pesquisas de intenções de voto. Todas as pesquisas de intenções de voto mostram LULA disparado em 1º lugar na disputa para presidente em 2018.

    Segundo as pesquisas (Datafolha, Ibope, entre outras), Lula tem aproximadamente 40% das intenções de voto, o que corresponde a cerca 60 milhões de eleitores que votariam nele nas eleições deste ano.

    Desse modo, razão assiste - e muita -, ao professor Adriano Oliveira: “a retirada do Lula do processo e a ida à prisão não terá efeito nenhum [...] Os votos ficarão presentes em virtude do Lulismo".

    Nesse sentido, a prisão do Lula afigura-se como um tiro no pé para os seus adversários políticos, pois, como disse o próprio ex-presidente em seu discurso histórico neste sábado (7), pouco antes de sua injusta prisão:

    “Minhas ideias estão pairando no ar, não há como prendê-las. Não adianta acharem que vão fazer com que eu pare, eu não pararei porque não sou mais um ser humano, eu sou uma ideia.”

    E prossegue, dizendo:

    “Eu caminho pelas pernas de vocês. Eu falo pela boca de vocês. Eu sou vocês hoje, amanhã e todos os dias em cada canto deste País.”

    O Fato é que, atualmente, na seara política nacional não existe nenhum outro político que seja tão querido pelo povo quanto o ex-presidente. Lula é, realmente, um fenômeno de popularidade, um homem público íntegro, bom, justo, honesto e carismático, amado pelo povo por tudo de bom que fez pelo país.

    Lula é uma lenda viva, e nada nem ninguém neste mundo conseguirá destruir sua biografia nem degradar sua memória porque seus feitos e conquistas já estão gravados para sempre na história do Brasil.

    Que venham as eleições !!!

    ResponderExcluir

AddThis