Você sabia que pode estar tomando café na hora errada?

Um estudo desenvolvido por Steven Miller, pós-doutorando de Ciências da Saúde na Universidade de Bethesda (EUA), apontou que tomar café logo pela manhã não é tão indicado quanto se pensava. Isso porque, a ingestão da cafeína interfere diretamente na geração de energia natural do corpo, que pode ganhar tolerância a esse estimulante.

De acordo com Miller, temos o chamado relógio circadiano, um ciclo hormonal de 24 horas que são pré-programados geneticamente e, mesmo que possamos alterar esse ciclo de acordo com o estilo de vida que levamos, o fator principal de sua regulação é a luz solar. Uma das funções controladas por esse relógio é a liberação do cortisol, hormônio responsável por fazer com que a gente se sinta alerta e desperto.

O problema é que a maioria das pessoas não abre mão do cafezinho pela manhã e, por outro lado, um dos picos de cortisol no corpo humano costuma ocorrer entre 8h e 9h. Portanto, nesse horário o corpo já está consideravelmente ativo e dispensa a necessidade de mais estímulos. Ou seja, a eficácia da cafeína diminui enquanto o corpo está com altos picos de cortisol. Além de que seu corpo poderá adquirir rapidamente tolerância à cafeína, fazendo com que ela tenha cada vez menos efeito em seu organismo quando realmente for necessária.

Miller afirma que na maioria das pessoas os níveis de cortisol estão em alta entre 8h à 9h, 12h à 13h, 17h30 à 18h30. Portanto, o horário recomendado para tomar café é entre 9h30 à 11h30 ou 13h30 às 17h.

Fonte: Minha Vida

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis