Infográfico mostra quais smartphones emitem mais radiação

Foto: Shutterstock
Com base nos dados recolhidos pelo Escritório Federal Alemão de Proteção contra Radiação (Bundesamt für Strahlenschutz), o site Statista elaborou uma lista com smartphones que emitem os maiores níveis de radiação durante uma ligação. Apesar da lista conter aparelhos de grandes marcas, como Apple e Nokia, são as chinesas que dominam os primeiros lugares. 

O método usado pelo BfS para catalogar os aparelhos é a taxa de absorção específica (SAR, sigla em inglês para Specific Absorption Rate), o mesmo usado mundialmente pelas empresas de telecomunicações para medir a radiação emitida por seus aparelhos. O SAR estabelece um valor, medido em watt por quilograma, de radiação absorvida por tecido biológico. Em outras palavras, o número reflete quantos watts de radiação eletromagnética são absorvidos a cada quilo do corpo humano. Os números usados no infográfico são os referentes aos watts absorvidos pela cabeça do usuário durante uma ligação.


O pódio da lista é composto por três marcas chinesas. Em primeiro lugar está o Xiaomi Mi A1, lançado pela empresa em setembro de 2017, e que emite 1.75 W/kg. A medalha de bronze de emissão de radiação vai para o conterrâneo OnePlus 5T, lançado apenas dois meses depois, que joga 1.68 W em cada kilo do corpo humano. Por fim, a medalha de bronze vai para o também chinês Hauwei Mate 9, lançado um ano antes, com a marca de 1.64 W/kg. 

A lista também inclui aparelhos de grandes marcas, mas apenas o Lumia 630 da Nokia (1.51 W/kg) ficou no top 10 com outros nove chineses A Apple aparece em 11º lugar com o iPhone 7 (1.38 W/kg), em 13º com o iPhone 8 (1.32 W/kg) e em 16º com o iPhone 7 Plus (1.24 W/kg).

***Aparelhos que aceitam dois chips

Fonte: Diário do Nordeste (via Forbes)

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis