Crato (CE): Aplicativo mostra atrações da cidade

O Núcleo de Turismo da Prefeitura criou um aplicativo para auxiliar turistas e moradores que desejam conhecer os principais lugares desta cidade no Cariri cearense. O "Crato Turismo" reúne atrativos naturais, culturais, religiosos, balneários, além de indicações de hotéis e restaurantes cratenses. Ao todo, 35 locais estão disponíveis, além de uma agenda completa de festas do Município.

Paralelamente a isso, foi lançado um mapa turístico do Crato, em formato de revista digital, disponível no site da Prefeitura. Com 39 páginas, a publicação reúne os pontos turísticos, manifestações culturais, atrativos naturais e personalidades. Todos acompanhados de imagens e descrição. Entre os locais registrados estão a Catedral da Sé, a Banda dos Irmãos Aniceto, o Caldeirão da Santa Cruz, o Largo da Rffsa, a Chapada do Araripe e a Floresta Nacional do Araripe.

De acordo com o Assessor Especial do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luís Carlos Saraiva, que coordena o Núcleo de Turismo, a ideia, tanto do aplicativo, como da revista digital, surgiu da dificuldade que o setor tem de lançar publicações impressas, principalmente, pelo seu alto custo. Além disso, foi gerada uma economia de papel que representa, também, uma preservação do Meio Ambiente.

"A meta é economizar R$ 300 mil que seriam utilizados em material impresso de divulgação". A partir desta dificuldade, começou a organizar o roteiro e mapa turístico do Município. O aplicativo vem, logo depois, como uma forma mais rápida do turista encontrar o que procura. "Fizemos um protótipo primeiro e depois o acabamento final. Mas ele vai ser atualizado constantemente", diz Luís Carlos.

Após ser organizado o conteúdo, todos os textos foram revisados pelo vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Francisco do Ó de Lima Júnior. Já o protótipo foi entregue ao desenvolvedor de sistemas José Vanderlan Araújo. Em apenas quatro dias de programação, o aplicativo estava pronto.

Rota
Segundo Vanderlan, há outros aplicativos com ideia parecida de mostrar os pontos turísticos que o inspirou durante a criação. Algumas funcionalidades ainda estão sendo desenvolvidas, mas já é possível clicar um restaurante e localizá-lo pelo Google Maps. Outras metas são colocar tanto o aplicativo como a revista digital em outro idioma para atrair turistas de outros países e integrar a Região Metropolitana do Cariri no aplicativo para destacar municípios como Juazeiro do Norte e Barbalha.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis