TRE alerta para o encerramento da biometria em Aurora

Apesar de considerar o trabalho avançado, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) alerta que, no próximo dia 31 de janeiro, encerrarão as revisões biométricas naquele Município. A população deverá procurar o cartório eleitoral, que fica na Rua Coronel José Leite, S/N, no bairro Araçá, e evitar o cancelamento de seu título. O agendamento também pode ser feito através do site. Dos 21.143 eleitores aurorenses, 17 mil (80,4%) já se recadastraram.

De acordo com o cronograma estabelecido pelo TRE-CE, nas Eleições de 2018, 129 dos 184 municípios cearenses terão 100% dos seus eleitores revisados com biometria. A meta é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado até 9 de maio de 2018 e atingir 100% em 2020.

Para o ciclo 2017-2018, 67 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica. Deste total, 55 municípios já encerraram os trabalhos de revisão com biometria em 2017, restando ainda os 12 municípios que finalizarão os trabalhos em 2018. Além de Aurora, Icó e Jaguaribe encerra no dia 31 de janeiro. Enquanto Cedro, Aracoiaba, Mauriti, Lavras da Mangabeira, Paracuru, Pedra Branca, Madalena, Boa Viagem e Caucaia concluirão o recadastramento biométrico no dia 28 de fevereiro.

Impedimentos
Nos municípios onde a biometria é obrigatória para as eleições de 2018, quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado. E são muitos os prejuízos para os eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. Além de não poder votar nas próximas eleições, ficam impedidos de requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; fazer parte de concorrência pública ou administrativa em qualquer instituição da União, dos estados, dos municípios ou do Distrito Federal.

Além disso, não poderão solicitar empréstimos em qualquer banco ou estabelecimento de crédito subsidiado pelo governo; inscrever-se em concursos públicos ou tomar posse de cargos públicos; renovar matrícula em qualquer instituição de ensino pública ou fiscalizada pelo governo; requerer qualquer documento que necessite da quitação eleitoral.

Documentação
Os eleitores precisam dos seguintes documentos para tirar o título e realizar a coleta dos dados biométricos: RG ou qualquer outro documento oficial com foto; comprovante de residência; alistamento militar para os homens que forem fazer o título pela primeira vez.

ANTONIO RODRIGUES
COLABORADOR

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis