O que você precisa saber sobre a febre amarela

A febre amarela é uma doença endêmica na região Norte do País, principalmente no Amazonas, com sua monumental floresta. Isto é, a doença ocorre com muita frequência naquela área, independentemente do número de pessoas atingidas. Mas, desde 2016, o Brasil enfrenta um grande surto da doença, atingindo os estados da região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O surto, que se caracteriza pelo aumento repentino do número de casos, preocupa muito as autoridades sanitárias, mas a boa notícia é que existe vacina contra a doença e, até o momento, os casos notificados estão concentrados nas áreas rurais, ainda longe dos aglomerados urbanos.

Transmissão
Transmitida ao homem somente pela picada de mosquitos infectados (não é contagiosa), as pessoas contaminadas pelo vírus apresentam febre baixa, dores musculares em todo o corpo, principalmente nas costas, dor de cabeça e nas articulações, náuseas, vômitos e fraqueza. Em média, o tempo de incubação da doença, período que antecede a aparição dos sintomas, oscila entre 3 e 6 dias, podendo chegar até 10 dias.

Especialistas alertam que a maioria das pessoas infectadas melhora após os sintomas iniciais. No entanto, cerca de 15% desenvolvem uma forma mais grave da doença. Nesses casos, o paciente pode apresentar quadro de febre alta, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos), hemorragia (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina) e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.

Cuidados especiais
Segundo o Ministério da Saúde, o tratamento é apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente. O importante é controlar os sintomas e prevenir as complicações. É recomendado fazer repouso, ingestão abundante de água e boa alimentação.

Nas formas graves da doença, o ministério orienta que o paciente deve ser atendido em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), para reduzir as complicações e o risco de óbito. Medicamentos como AAS (Aspirina) devem ser evitados, já que o uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas.

Proteção por toda a vida
A principal forma de prevenção da febre amarela é por meio da vacinação. Indicada a partir dos 9 meses de idade, é aplicada em uma única dose, que protege por toda a vida. Este ano, diante do repentino aparecimento de casos na região Sudeste, o Ministério da Saúde, a fim de ampliar o suprimento de vacinas e proteger o maior número possível de pessoas, decidiu pelo uso de doses fracionadas, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS) em casos de surtos.

A população deve procurar as unidades básicas de saúde perto de sua residência para se vacinar. Casos de contraindicação serão esclarecidos no local. A partir de fevereiro, o Ministério da Saúde promoverá campanhas pontuais, como as realizadas contra a poliomielite

Viagens internacionais
Apenas as pessoas com viagens internacionais marcadas receberão a dose padrão, exigência do Regulamento Sanitário Internacional. Portanto, deverá ser apresentado no ato da vacinação, comprovante de viagem (boleto de passagem área ou hotel, convite para participação em eventos internacionais, entre outros) para países que exijam o certificado de vacinação para entrada no país.

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis