5 hábitos que ajudam a diminuir a ansiedade

A ansiedade é um mal cada vez mais comum. Estima-se que mais de 18 milhões de brasileiros convivam com a ansiedade atualmente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Embora a ansiedade patológica necessite de acompanhamento médico especializado, algumas práticas cotidianas podem ajudar em casos mais leves. Confira:
  • Priorize seu horário de sono. Na correria diária, é comum deixarmos de lado uma boa noite de sono. Sem o devido descanso, o corpo e a mente ficam mais propensos a episódios de nervosismo e o risco de ansiedade pode crescer consideravelmente.
  • Muitas vezes a angústia cotidiana é causada pelo acúmulo de tarefas e a sensação de falta de tempo. Será que você precisa mesmo de um dia com 30 horas? Atitudes simples como organizar uma listas de tarefas e agendas semanais podem ser grandes aliadas para se organizar e tirar o peso das obrigações da mente.
  • Exercícios simples de respiração podem ajudar a controlar o nervosismo. Antes de ter uma conversa séria ou fazer uma apresentação no trabalho, inspire e solte o ar lentamente por 10 segundos. Já a prática regular de meditação promove tranquilidade e equilíbrio duradouros.
  • Praticar exercícios físicos ajuda a liberar endorfinas, o “hormônio do prazer”, que promovem relaxamento e sensação de bem-estar. Além disso, podem melhorar a sua qualidade de vida!
  • Lembre-se de seus limites. É claro que gostaríamos sempre de “dar conta de tudo”, mas nem sempre isso é possível. Pedir ajuda ou admitir que não consegue fazer algo não é motivo para vergonha, afinal você não é um robô. É importante lembrar que nem tudo depende só de nós; é preciso aprender a lidar com frustrações e saber que não é possível ter controle de tudo ao nosso redor.
É possível combater diariamente a ansiedade com atitudes simples, mas que precisam ser recorrentes. Relaxe, respire e viva melhor!

Fonte: Seleções

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis