Outra vez! Novo golpe no WhatsApp usando O Boticário afeta mais de 500 mil

Novamente criminosos estão usando a marca O Boticário para promover golpes por meio do WhatsApp. Assim como já havia ocorrido em setembro, o novo ataque feito por meio do popular aplicativo de mensagens tenta atrair vítimas se apossando do nome da marca de cosméticos.

Segundo o DFNDR Lab, laboratório especializado em cibercrime, o novo golpe vai ainda além e envolve uma promoção real da empresa para ganhar credibilidade entre possíveis vítimas. O tema é a promoção atual do O Boticário em que a cliente compartilha uma dica de maquiagem com uma amiga para ganhar um lápis delineador para olhos.

A versão falsa da promoção conta com uma mensagem que diz que o usuário foi selecionado para participar de uma breve pesquisa e que receberá um lápis após enviar as respostas. Segundo o laboratório, mais de 500 mil usuários que utilizam o app da empresa de segurança foram impedidos de terem seus celulares infectados.

As perguntas falsas da promoção são: "Você já fez compras na O Boticário?", "Gosta dos produtos da O Boticário?" e "Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?". Seja quais forem as respostas, a vítima é levada para uma página que solicita o compartilhamento da falsa promoção com 10 amigos no WhatsApp para ter acesso ao prêmio.

O usuário é prejudicado no final do processo: ele é encaminhado para uma página que solicita o cadastro em serviços de SMS pago, que efetuam cobranças indevidas, ou então é pedido para a vítima baixar aplicativos falsos que podem infectar o smartphone.

A recomendação para casos do tipo é desconfiar de qualquer promoção que ver no WhatsApp e evitar compartilhar com seus contatos ou grupos. Se desconfiar de algum link, você pode procurar a empresa envolvida na promoção ou também checar a página do DFNDR Lab, que conta com um serviço de checagem de sites. Ter um antivírus no celular também é uma medida importante.

Fonte: UOL

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis