Crato (CE): Governo do Estado e Prefeitura entregam mais de 700 títulos de propriedade para produtores rurais

O prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, entregou na manhã do último sábado, 21, na quadra Bicentenário, mais de 700 títulos de terra a produtores rurais do município concedidos pelo do Governo do Estado e pelo Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE, através da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Agrário.

Representando o governador Camilo Santana, o secretário adjunto do gabinete, Fernando Santana, agradeceu a receptividade costumeira do prefeito Zé Ailton, e enalteceu essa ação que, segundo ele traz um simbolismo muito grande, “Agora mulheres e homens da agricultura familiar podem dizer "a terra é minha", poderão investir na terra, pedir crédito e auxiliar no processo de aposentadoria, muito gratificante poder ouvir os relatos de felicidade” destacou.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira ressaltou que já são 70 mil títulos entregues e que 73% da área de todo o território cearense se encontra referenciado e, em fase de regularização.

O produtor rural Ademir Macedo do Sitio Cajazeiras, no distrito de Campo Alegre, foi um dos beneficiados e falou acerca da importância dos títulos de terra, que facilitam a vida do agricultor junto aos bancos. “O título de terra é importante principalmente para as pessoas mais jovens que vão poder se aposentar com mais facilidade. Desde 2012 que espero por esse título” comemora.

A agricultora, Francisca de Brito Gomes, 65 anos, também comemora seu título. “Depois de 8 anos de espera agora posso produzir e descansar na minha terra”, celebra.

Na oportunidade, o memorialista Huberto Cabral, apresentou uma exposição de fotos da primeira entrega de títulos rurais da região “A primeira solenidade de entrega de títulos de propriedade rural do Cariri, aconteceu em 9 de maio de 1982, pelo Governador Virgílio Távora e o então prefeito do Crato Ariovaldo Carvalho, na ocasião foi inaugurado o Centro Regional Agropecuário da Secretaria de Agricultura e o Estádio Mirandão, reunindo várias autoridades e cerca de 30 mil pessoas, num amistoso entre os times, Bangu do Rio de Janeiro e Ceara Esporte Clube”, comenta.

Para o secretário de Desenvolvimento Agrário do Crato, Zilcélio Alves, esse é um dia histórico para os agricultores familiares do município, que agora vão poder regularizar sua terra e assim, ter acesso a todas as linhas de créditos com esse documento. “Para o município do Crato é uma grande vitória, com essa contista vamos trabalhar para em 2018 aumentar o programa do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), o programa de horta nas escolas e principalmente o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), aumentando a produção de alimentos saudáveis no nosso município” comenta.

O prefeito Zé Ailton Brasil, deixou clara a satisfação de estar participando desse grande momento para os pequenos agricultores do município, destacando que esta é mais uma grande parceria entre o Governo do Estado e o Crato. “Agradeço ao Governador Camilo Santana o empenho constante para poder estar realizando o sonho desses pequenos produtores, 35 anos depois da primeira entrega de títulos no Crato. Hoje. Aqui estou, como filho de agricultor, vivenciando a felicidade de poder conferir para mais de 700 famílias esses títulos tão merecidos”.

Também presentes na ocasião, O vice-prefeito do Crato, André Barreto, o presidente da Fundação Araripe Pierre Gervaiseau, o deputado José Guimarães, o reitor da Universidade Regional do Cariri, Patrício Melo, representantes do poder legislativo dentre outras autoridades.

Assessoria de Imprensa/PMC

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis