Os 8 sintomas que antecipam um ataque cardíaco

Os ataques cardíacos são a principal causa de morte no Brasil. No ano passado, mais de 350 mil pessoas perderam a vida por causa desse problema. É um problema que, em geral, não possui sintomas prévios e, por isso mesmo, acaba levando tanta gente.

Apresentamos 8 sintomas que podem ser indícios de que você está prestes a ter um ataque do coração. Se você sentir qualquer um deles, vá ao médico imediatamente. E lembre-se: se suspeitar que um amigo ou parente está tendo um infarto ou outro problema cardíaco, chame imediatamente o socorro: Samu: 192 e Bombeiros: 193.

8. Cansaço 
A falta de forças é um dos sinais pouco óbvios de um ataque do coração em mulheres. Nos homens, este sintoma aparece muito raramente.

Especificações. O cansaço não tem relação com o esforço físico ou mental em si, e é mais notado no fim do dia. Esse sintoma torna difíceis as atividades mais corriqueiras, como arrumar a cama.

7. Dor abdominal
Dor na parte superior do abdômen, náuseas com o estômago vazio e/ou depois de comer, inchaço estomacal. Um ou vários desses sintomas aparecem em igual medida tanto em homens quanto mulheres.

Especificações. Quando tem ligação com um ataque cardíaco, o mal estar estomacal tem caráter passageiro. Ou seja, passa, mas acaba voltando a surgir. A dor estomacal fica mais intensa durante atividades físicas.

6. Problemas para dormir
Entre outros sintomas que podem apontar risco de ataque do coração está a insônia, acompanhada por ansiedade e dificuldade de concentração. É notada com mais frequência nas mulheres.

Especificações. Em caso de problemas com o coração, a pessoa não consegue pegar no sono, e acorda durante a noite sem motivos.

5. Falta de ar
A respiração agitada é um sintoma que incomoda todas as pessoas, independentemente de gênero, durante um ou vários meses antes do ataque cardíaco.

Especificações. Muitas vezes, a falta de ar vem acompanhada de tontura, dificultando a respiração normal.

4. Queda de cabelo
Pesquisadores afirmam que a queda de cabelo acelerada está entre os sintomas de parada cardíaca. O sintoma é mais frequente em homens, mas também pode acometer mulheres. Por outro lado, a perda de cabelo está ligada a altos níveis de cortisol.

Especificações. Geralmente, o cabelo cai na região da coroa da cabeça.

3. Ritmo cardíaco interrompido
Este sintoma é mais observado em homens, enquanto nas mulheres surge acompanhado por pânico e ansiedade. Ele surge do nada e se manifesta de diferentes maneiras: pode ser na forma de uma arritmia (batimentos cardíacos irregulares) ou taquicardia (ritmo cardíaco acelerado). Em caso de aterosclerose ou outras doenças cardíacas, a taquicardia pode aparecer também depois de exercícios físicos.

Especificações. De maneira geral, dura entre 1 e 2 minutos. Quando se prolonga por mais de 2 minutos, podem surgir tonturas e fraqueza.

2. Transpiração excessiva
A transpiração excessiva, tanto de dia quanto à noite, também entra na lista dos sintomas de ataque cardíaco. É mais percebido em mulheres (muitas vezes é confundido com sinais da menopausa), mas acontece também com homens.

Especificações. Suor frio e pegajoso (parecido com aquele que aparece quando estamos resfriados) que surge independentemente da temperatura do ambiente ou da atividade física da pessoa. À noite, o suor pode ser tão intenso que deixa os lençóis molhados até o dia seguinte.

1. Dor no peito e no corpo
O tipo e a intensidade da dor no peito costuma ser diferente entre homens e mulheres. Por exemplo, entre os homens, é um sintoma frequente, e muitas vezes indica um risco de ataque do coração. Já entre mulheres, é um sinal observado em apenas 30% dos casos.

Especificações. A dor no peito pode ser irradiada para os braços (geralmente o esquerdo, mas nem sempre), mandíbula inferior, garganta, ombros, pescoço, estômago. Pode ser tanto temporária quanto constante.

Grupo de risco
Os fatores de risco são bastante conhecidos: sobrepeso, estilo de vida sedentário e tabagismo. Mas há também outros sinais menos específicos que indicam predisposição aos problemas cardíacos:
  • dobra no lóbulo de uma orelha (sobretudo, quando vai do canal auditivo à parte inferior do lóbulo num ângulo diagonal);
  • manchas amarelas nas pálpebras;
  • dor nos músculos da panturrilha durante caminhadas;
  • crescimento acelerado nos ouvidos (nos homens);
  • cabelos brancos prematuros (nos homens).

Fonte: Incrível

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis