IFCE Crato e UFCA ofertam curso de extensão em permacultura

Estão abertas até o dia 27 de agosto as inscrições para o curso de extensão “Círculo de Aprendizagem em Permacultura – PDC do Cariri”, ofertado pelo campus do IFCE no Crato e pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas pela Plataforma Forms da UFCA. São 30 vagas no total.

Podem se inscrever maiores de 16 anos que tenham interesse e disponibilidade de oito horas semanais para participar do curso. No formulário de inscrição, o candidato deve anexar uma carta de intenção. O curso, que será ministrado às quintas-feiras, tem início no dia 31 de agosto e se encerra no dia 7 de dezembro, em um total de 72 horas/aula. As atividades ocorrem no IFCE Crato, na UFCA e em espaços que já aplicam ou que planejam aplicar os princípios da permacultura.

Permacultura
A permacultura é uma ferramenta que trata do uso responsável dos recursos naturais e da redução do impacto da atividade humana no planeta. É um sistema que pode ser aplicado em atividades como a agropecuária, hortas urbanas e até a construção de prédios. Baseado nos princípios éticos de cuidar da vida, cuidar das pessoas e compartilhar os excedentes, esse modo de vida envolve, entre outros pontos, o manejo da terra e da natureza, a economia solidária, saúde e bem-estar espiritual e cultura e educação.

Segundo a professora do IFCE Brisa Cabral, uma das coordenadoras do curso, a aplicação da permacultura é uma forma de preservar o meio ambiente e manter o ser humano em harmonia com a natureza: “O objetivo do curso é que os participantes entendam a importância da permacultura no atual cenário de uso dos recursos ambientais e que sejam propagadores das ideais e dos conceitos, porque é a única esperança para que a gente dê um freio na exaustão de recursos naturais, do planeta”.

Brisa destaca que o curso é uma oportunidade para os estudantes da área: “É importante para eles atuarem no mercado de trabalho já com essa visão sistêmica do que acontece na natureza quando se produz alimento de forma predatória e inadequada. Eles podem levar essas ideias para o campo e otimizar os recursos naturais”.

PDC Cariri
PDC é a sigla em inglês para Curso de Design em Permacultura, capacitação que certifica os participantes para o planejamento de qualquer área dentro dos moldes da permacultura. O curso de extensão “Círculo de Aprendizagem em Permacultura” tem reconhecimento da comunidade internacional da área e será ministrado por permacultores da região do Cariri. Serão abordados temas como bioconstrução, agroecologia e manejo da terra e da água.

Serviço:
Curso de extensão “Círculo de Aprendizagem em Permacultura – PDC do Cariri”
Inscrições até 27/08, pelo formulário: forms.ufca.edu.br
Mais informações: eduardo.cunha@ufca.edu.br

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis