Expocrato 2017: Contagem regressiva para um dos maiores eventos do Nordeste

Pela 66ª vez, o município do Crato sedia evento que, durante oito dias, reúne programação variada, que vai de feira agropecuária e leilão de animais a apresentações musicais. De 9 à 16 de julho, será realizada a Expocrato, Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições Felício Cavalcante.

Todos os anos, o Cariri se volta para a Expocrato. Famílias e amigos se reúnem, grandes e pequenos produtores agropecuários expõem produtos e todos se divertem. “O nosso interesse é que o público, de uma maneira geral, venha e saia satisfeito. E que, a cada ano, a festa melhore e cresça mais”, afirma Luiz Gonzaga de Melo, presidente do grupo gestor à frente do evento.

Diversão e reencontros
Paralelo à movimentação de negócios na feira, o evento recebe visitantes de variados locais do Brasil, de caririenses que se mudaram a turistas que vão conhecer a região. A designer de moda Suelli de Albuquerque Sampaio, por exemplo, mantém relação com a Expocrato desde a infância. Depois que foi estudar em Recife, aos 12 anos, voltou todos os anos para visitar a cidade e os amigos. “Pelo Facebook, comecei a entrar em contato com muita gente que não via há tempo e, então, a gente começou a marcar de se encontrar na Expocrato”.

Com o tempo, a Expocrato passou a ser sinônimo de encontros para a designer, pois, desde 2012, ela costuma rever os amigos no evento. “A gente combinou que não tinha mais razão para não fazermos ao menos um encontro anual”, ressalta Suelli. Durante os oito dias, o público conta tanto com a programação oficial do evento como com outras festas organizadas por toda a cidade.

Negócios
Para 2017, algumas mudanças estruturais serão feitas para atender a demandas do setor pecuarista. Segundo Melo, o entorno do picadeiro, onde ficavam localizadas barracas e vendedores ambulantes será liberado para que o público interessado assista ao julgamento dos animais. “Acho que isso vai melhorar o brilho da festa e vai priorizar o setor que é o foco da Expocrato, o pecuarista”, afirma.

De acordo com ele, a visibilidade que a feira dá aos produtos, aliada à boa receptividade no evento e à hospitalidade dos caririenses, é o que faz os expositores voltarem a cada ano. “A Expocrato é uma marca, hoje, nacionalmente conhecida e uma feira que traz retorno”, conta. Outro eixo ao qual a festa dá destaque é a agricultura familiar. “Sabemos que muita gente se prepara para isso”, comenta Melo, citando a importância de não restringir o espaço do pequeno produtor. “É uma festa em que você tem que se preocupar em atender os diversos setores da economia regional”.

Legados
O impacto da Expocrato vai além dos oito dias de programação. Junto às outras festas - como a de Santo Antônio, realizada em Barbalha, e a Vaquejada de Missão Velha -, ela movimenta o setor econômico no Cariri. De acordo com Luiz Gonzaga de Melo, a festa cresce a cada edição, agregando novos expositores e visitantes. “Mesmo no período de crise, colocar um evento desses no mês de julho movimenta a cidade e aquece as compras do mercado local”, afirma.

Expocrato 2016 em números
  • Mais de 50 mil visitantes por dia de evento;
  • 8.371 animais participaram da última exposição, entre bovinos, caprinos, equinos, cães, aves e outros;
  • 200 estandes, barracas e pontos de vendas foram montados no ano passado;
  • 15 toneladas de cana de açúcar foram utilizadas na Casa de Engenho;
  • 35 mil quilos de goma para fazer tapioca e beiju na Casa de Farinha.
Serviço:
Expocrato 2017
Quando: 9 a 16 de julho
Onde: Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante (Rua Rui Barbosa, 267, Crato)

Fonte: O Povo

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis