Aposentados do INSS devem receber 1º parcela do 13º em agosto

Em conversa com o presidente da Força Sindical, deputado Paulinho da Força (SD-SP), ontem (5), o presidente Michel Temer se comprometeu a manter o acordo de pagar a primeira parcela do 13º salário a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) na folha de agosto. Com isso, o pagamento deve começar no fim do próximo mês e seguir até o quinto dia útil de setembro.

O adiantamento do benefício para cerca de 28 milhões de aposentados e pensionistas faz parte de um acordo firmado entre os sindicatos representantes da categoria e o governo federal, em 2006, ainda no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2015, porém, em meio ao ritmo fraco da economia e à queda da arrecadação, o governo só fez o pagamento da primeira parcela em setembro, que se estendeu até o início de outubro.

De acordo João Batista Inocentini, presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados (Sindinapi), ligado à Força Nacional, o pagamento antecipado é importante para aposentados e pensionistas. "Foi uma conversa por telefone na manhã dessa quarta-feira com o presidente Temer e ele disse que definirá o assunto com o ministro da Fazenda Henrique Meirelles, mas prometeu o pagamento na folha de agosto. Essa medida é importante para os aposentados, que já contam com esse dinheiro antecipado, especialmente para pagar contas", diz Inocentini.

Além disso, afirma Inocentini, "Temer considera o pagamento na folha de agosto um direito adquirido de aposentados e pensionistas, e não faz sentido mudar isso nesse momento".

Popularidade em baixa
A promessa de Michel Temer aos aposentados e pensionistas vem em momento que a popularidade do presidente está em baixa e o governo federal tenta aprovar medidas populares em meios a diversos escândalos de corrupção. Nesta semana, a Caixa Econômica Federal decidiu antecipar o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quem faz aniversário em dezembro.

Previsto inicialmente para começar no dia 14 de julho, a Caixa Econômica informou, na última segunda-feira, que os pagamentos da última fase terão início no próximo sábado. Mais de 2,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir do mês de julho. O valor total disponível para saque neste mês ultrapassa R$ 3,5 bilhões e equivale a aproximadamente 8% do total de recursos disponíveis no programa.

Fonte: Diário do Nordeste

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis