Crato (CE): Governo Municipal realiza 1ª Conferência de Saúde das Mulheres

A Prefeitura do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizou na quarta-feira, 14 de junho, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, tendo como tema "Saúde das Mulheres: Desafio para a Integralidade com Equidade".

A conferência teve como objetivo debater propostas para a construção de políticas públicas voltadas para uma melhor qualidade na saúde das mulheres. 

Na abertura do evento, o prefeito do Crato, Zé Ailton Brasil, agradeceu a presença de todos e enalteceu a importância de no serviço público ter a oferta de um atendimento humanizado e digno para a população que procura os equipamentos de saúde. "A nossa orientação é de que toda a população cratense receba um atendimento com dignidade e qualidade". 

O prefeito ainda ressaltou a questão da reestruturação dos equipamentos de saúde do município e da informatização dos serviços para melhor atender a todos. O chefe do Executivo cratense informou ainda que apresentou ao Ministério da Saúde um projeto para promover melhorias em dez equipamentos de saúde, tornando-os referência na saúde do Ceará. "Deixo aqui o meu compromisso em melhorar a saúde da mulher cratense", destacou Zé Ailton Brasil. 

O Secretário de Saúde do Crato, André Barreto, falou do papel dos delegados no que diz respeito à construção de políticas públicas para a saúde das mulheres, onde segundo ele, irão nortear os serviços e ações. "Façamos desse momento, um momento produtivo no sentido de propor soluções para a saúde da mulher", disse. 

Após a abertura, a comissão organizadora fez a leitura do regimento que norteou a conferência. Dando início aos trabalhos, o professor/doutor da URCA, Glauberto Quirino, tratou sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher e os seus desafios. 

No período da tarde, os participantes foram divididos em quatro grupos,  que se organizaram para debater os seguintes temas: o papel do Estado no desenvolvimento econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências; vulnerabilidade e equidade; e políticas públicas para mulheres e a participação social para a formalização dessas políticas. Cada eixo apresentou 15 propostas, sendo estas nos âmbitos municipal, estadual e nacional. 

Após a apresentação das propostas, foi realizada a eleição para escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. 
Ao final, foram escolhidos 4 usuários; 2 profissionais da saúde; e 2 representantes do Governo, tendo um suplente em cada grupo. Os delegados escolhidos irão participar da Conferência Estadual de Saúde da Mulher. 

Também estavam presentes no evento, a Secretária Municipal de Educação, Otonite Cortez; o Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Zilcélio Alves, a Secretária Adjunta do Crato, Millena Brasil; o presidente da Câmara Municipal, Florisval Coriolano; o Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos George Mendes; a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Verônica Neves; a representante do Conselho Estadual de Saúde, Marluce Ramos; o reitor em exercício da URCA, Lima Júnior; e sociedade. 

Assessoria de Comunicação/PMC

Curta nossa página no Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis